A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: sexta-feira, 8 de março de 2013
Postado por Aqipossa Informativo

Zico: A História de uma vida - Parte à parte

O AQIPOSSA deu uma trégua ao Pintinho de Quintino. Mas essa trégua foi para o AQIP descansar. Quem ficou batendo enquanto nós descasávamos, foi o Botafogo e seus torcedores.

Como já foi dito, o Zico não leva sorte alguma ao Flamerda quando é seu aniversário. E os 60 anos de Zico foi comemorado pelos botafoguenses, como não poderia deixar de ser.

Zico é o masculino da palavra “zica”: 


Ziquizira
s. f.
1. [Brasil, Informal]  Doença sem causa conhecida.
2. [Brasil, Informal]  Azar. 

Zica
s. f.
1. Contração de ZIQUIZIRA; 

Sinônimos: problema, azar, confusão, briga, desentendimento, bagunça, má sorte, maldição, marcação, pepino, abacaxi, agouro, pelintra, barraqueiro, embaçado, trouxa, encrenca... 


Opiniões (depois do aniversário) 


01 - "A vitória do Botafogo ontem, valeu por 60 anos." - AQIPOSSA. 

02 - "Parabéns, Zico, obrigado." - Um botafoguense. 

03 - "Estou feliz como pinto no lixo". - Loris 

04 - “Ele "sessentou" bonito” - Anônimo 

05 - “Fogão fez o Zico chorar e a gente morrer de rir.” - Ziquinha, sou melhor que Rafinha. 

06 - “Vixe maria!! Deu Zica!!!” - Vinisna 

07 - “Zico: Voltei ao meu tempo de sofrimento. Os meus sessenta anos me fizeram lembrar minha infância de sofrimento por torcer pelo Flamengo” - Loris 

08 - “Sem o Wright é muito mais difícil, né?” - Juninho 

09 - “A flapress indignada e a urubuzada revoltada, pois o FOGÃO não permitiu o arrastão (quer dizer, comemoração) pro Zico dentro do Engenhão!!” - BOTAgol 

10 - “Setenta de novo daqui a 10 anos, Zico...” - AQIPOSSA 

11 - “E ninguém cala, esse chororô-ô, Chora a Flapress, Chora o Rafinha, Chora o mulambo.” - Bruno 

12 - “Estou com pena do Zico, mas quero que o "framengu" se lasque.” - Patinhas.

Pô, Patinhas... Temos pena não.

Mas a “trégua” acabou. 


Capitolo Ventuno - Fuggito da Italia 


Entramos agora num capítulo à parte, que muita gente tem medo de falar. Zico foi condenado? Zico fugiu da Itália? Zico era inocente? Zico poderia ser preso se voltasse a pisar em terras italianas? É o que vamos ver na última parte do Especial Zico: A História de uma Vida, não contada pela FlaPress.

Antes de mais nada, devemos salientar, que é comum que muitos torcedores, mesmo que  apenas simpatizantes de futebol, acreditam que essa história é folclore. Na época, as únicas formas de informação eram os jornais, e infelizmente, por serem de papel, não duram muito. E mesmo que alguém os guardassem, como saber em que dia, que exemplar, que folha, estariam os fatos relatados na ocasião? A TV era a forma mais prática para se conhecer a verdade. Mas a verdade era a que a FlaPress queria que o torcedor soubesse, e não a que ele deveria realmente saber.

Muitos são descrentes dessa história. 100% dos flamenguistas negam, pois não saíram do cabresto da FlaPress jamais na vida. Entre os não flamenguistas, temos os que não sabem da verdade e justamente por apenas poderem contar com a TV, não conseguem ir além das informações que torcedores não flamenguistas, “antis”, ou não, falam. Aí entra o dilema. Será que é mentira só porque são anti-flamengistas que falam nisso? Nessa hora, se dividirão entre os que querem acreditar mas não tem provas, e os que, por não terem as provas, pararam de se preocupar com isso.

Mas o AQIPOSSA traz de volta a conversa entre os torcedores. O aniversário do fugitivo Zico foi Domingo, dia 3 de Março, quando o Botafogo deixou dois presentes para ele, e hoje, o AQIPOSSA vai deixar um presentão, mas é pra você, torcedor:


O AQIPOSSA não precisa usar as palavras costumeiras da FlaPerss quando se trata de uma acusação contra o Flamerda. Então, nada de “suposta” condenação. Vários jornais citaram o acontecido.

A imagem acima é da Folha de São Paulo de 24 de Maio de 1985. Zico desembarcou no Rio, no mesmo dia que houve seu julgamento. Porém, por não haver ainda uma condenação, pôde vir ao Brasil para se integrar à Seleção Brasileira, para um ano depois, perder o pênalti no México. Zico ao chegar, já sabia que não voltaria. Sua armação estava feita, com contrato e tudo, com o Flamengo. Zico saiu premeditadamente da Itália? Não sabemos. Mas cada um que tire suas conclusões.

Antes da condenação, os jornais já citavam o julgamento, como a Folha de São Paulo em 22 de Maio de 1985:


No dia seguinte, a Folha informava que o Promotor Giancarlo Buonocore pedira um ano de prisão e multa de aproximadamente UM MILHÃO E DUZENTOS MIL dólares. Mas a seção foi adiada para o dia seguinte, e Zico já estava de malas prontas.


A Revista Placar também faz comentário sobre a condenação de Zico e na reportagem, Sócrates, pergunta o que Zico estaria fazendo ali: “Você não foi preso?


Zico foi condenado em Maio, mas um mês antes, o perdedor de pênaltis mais conhecido no México, já tinha sido noticiado pela própria revista Placar.

Em 12 de Abril, a revista mostra na página 27, uma matéria chamada “O mistério Zico”, nela, pode-se ler, “...quando o caso estourou semanas atrás” e “A rede foi armada para muitos peixes, mas só Zico ficou enroscado nela”, citações do coronel da Guardia di finanza, Adone Cursano.

Há também o trecho “Na ocasião, as investigações das autoridades italianas já duravam quase dois anos e visavam, principalmente, a estranha operação Flamengo-Groupings-Udinese para a transferência do jogador.

Não satisfeito? Também é citado claramente que “só se sabe que a enorme soma se materializou, transformada em 2,3 Bilhões de Cruzeiros, numa agência carioca” e “o negócio fora vetado pelas autoridades econômicas do país, porque a Udinese não o dinheiro para a compra”. 

Mais que uma condenação que nunca foi cumprida, Zico esteve envolvido com uma transação das mais suspeitas envolvendo, como não poderia deixar de ser, o Flamerda.


Zico chegou a entregar o passaporte dele à justiça italiana de forma espontânea. A Groupings continuava, no entanto, recebendo dinheiro. O governo italiano então bloqueou “várias remessas de pagamento de firmas italianas em favor da Groupings. Esses pagamentos, no papel, diziam respeito a direitos publicitários da imagem de Zico.”

A justiça italiana compreendeu que a “operação Zico” agia para “tirar do país grandes somas de dólares que não poderiam ser justificadas dentro da Itália.” 

A reportagem mostra ainda que “desde o início, a convicção dos funcionários italianos é que a compra do jogador brasileiro foi planejada para esquentar dinheiro que alguém mantinha clandestinamente no país.


Zico não poderia enviar dinheiro algum para lugar nenhum se esse dinheiro fosse oriundo da Itália e não tivesse passado pelo “fisco” italiano. Acontece que ele enviou 600 mil dólares, segundo a Folha. O promotor informou no julgamento, que o dinheiro que Zico enviou era italiano e era ilegal. Zico alegava que seu contrato fora firmado em Junho de 1983, e nesse caso, Zico estaria no Brasil ainda, porém, Giancarlo Buonocore tinha em mãos algum documento que mostrava que Zico na verdade, só tinha assinado contrato em Agosto, pois o que havia em Junho era apenas um esboço do contrato, e nesse caso, o dinheiro teria sido ilegal, uma vez que em Agosto, o talentoso perdedor de pênaltis já morava na Itália.

Zico, sempre mal acostumado com a mente fraca dos alienados torcedores rubro negros, tentou fazer a Justiça italiana de boba, ou queria fazê-la de flamenguista, pois alegou na maior cara de pau, que o “contrato em Agosto era uma cópia exata do de Junho”. Isso talvez fosse a salvação de uma FlaPress italiana que existisse caso os italianos fossem idiotas. Essa FlaPress italiana jogaria todas as suas fichas em fazer os italianos acreditarem que se o contrato foi assinado em Junho e é esse que vale, o correto é assinar uma cópia exata dele 2 meses depois, sob que alegação, nunca saberemos.

Zico realmente é o cara... Pros idiotas flamenguistas, claro.

Pode ser que o leitor de agora, que leia sobre isso esteja surpreso. Mas ele pode questionar, isso era coisa da imprensa que queria fazer sensacionalismo. Bem, não foi só no Brasil que Zico foi notícia. Na Espanha, o jornal El Mundo Esportivo, noticiava em 24 de Maio de 1983:
 

Você pode baixar o arquivo em PDF da página completa do Jornal El Mundo Esportivo aqui.

Não precisamos muito entender espanhol para saber que está escrito que caso o Zico voltasse à Itália, seria imediatamente encarcerado, ou seja, PRESO!

O Jornal do Brasil também noticiou o resultado do julgamento:

Zico foi condenado por constituição de capital no Exterior sem autorização prévia das autoridades italianas. Um diretor da Udinese caiu em contradição e revelou até mesmo onde o pagamento de algumas parcelas eram feitas: Lugano, na Suiça. As parcelas eram de 240 e 260 mil dólares, mas Zico havia dito que abrira mão dessas parcelas, no primeiro depoimento, em troca de um aumento de salário enquanto jogava na Udinese.

O diretor da Udinese chegou a dizer que estava com uma “estranha perda de memória sobre detalhes essenciais de um contrato que ele mesmo ajudou a redigir”. Por sua vez, Zico justificou que preferia um pombo na mão, que dois voando ao trocar 3 parcelas de 240 mil dólares por aumento de salário, que não chegava a esse valor. 

Qualquer um compreende que as parcelas foram pagas e Zico não podia recebê-las para não caracterizar a constituição de capital. Mas o dinheiro seria justificado, como um aumento de salário, que não tinha o porque de acontecer, já que era seus últimos jogos na Udinese. Após o julgamento, Zico não voltou mais à Itália.”
 




Na Folha de São Paulo de 24 de Maio de 1985, que você pode ler abaixo, cita que Zico poderia voltar à Itália se quisesse e que não seria preso, nem teria que pagar a multa, porém, como vimos no jornal El Mundo Esportivo, a questão era totalmente diferente.

Além disso, podemos ver as declarações de Zico dizendo que tinha “mais nenhum desejo de jogar na Itália”. Além disso, cita que a decisão de sair da Itália era anterior à condenação, mas como explicar que ainda não tinha terminado seu contrato com a Udinese e ele mesmo informa que sua mulher e os 3 filhos, já tinham voltado e “trazido toda a mudança” para o Brasil? Fuga?



Na Espanha, o jornal noticiava também a fuga do Pintinho:
 


Zico não foi um “pato” como ele quis mostrar, ao dizer que “pegaram ele para pato” e que era “um prato cheio” para a justiça italiana. O jornal El Mundo Esportivo cita outro caso igual, dessa vez em Genoa, e informa que é o segundo caso após o do Zico, porém, para Franco Cozzi e Jan Peter, a justiça retirou seus passaportes:
 


Você pode baixar o arquivo em PDF da página completa do Jornal El Mundo Esportivo aqui. 

Em 8 de Julho, o mesmo jornal El Mundo Esportivo faz uma entrevista com o sonegador de Quintino. Mas o que nos interessa é essa parte aqui de baixo:


No trecho acima, fica claro que realmente Zico foi condenado:

Você pode baixar o arquivo em PDF da página completa com a entrevista do Jornal El Mundo Esportivo aqui. 

A justiça italiana é rigorosa. Sophia Loren, celebridade mundialmente conhecida, teve que passar alguns dias na prisão justamente por sonegação de impostos. Veja recorte da Folha de São Paulo de 24 de Maio de 1985. Se até Sophia Loren foi presa, imagina o Zico.


Até o final do julgamento, entre revisões, pedidos e recursos, passaram mais de 4 anos e aqui no Brasil, foi tempo suficiente para a FlaPress encobrir o caso e nunca mais tocar no assunto, e assim, proteger uma das maiores farsas já produzidas na Gávea: Zico.

E assim, você conheceu a verdadeira história de Zico, que nunca, jamais, em tempo algum, a FlaPress contaria pra você. O trabalho feito nessas 6 partes, é apenas para deixar à mostra, bem à vista, o quanto a FlaPress tende a mostrar apenas um lado. Claro que ele teve qualidades, mas apenas como um jogador bom, acima até que muitos, mas muito longe de ser um cracaço inesquecível. Coisa que a FlaPress quer que ele seja até hoje aos 60 anos.

Não fique marcando bobeira... Você quer receber o Especial Zico em um arquivo em PDF para mandar para seus amigos mulambos? Você quer receber esse Especial Zico com 21 Capítulos logo após o aniversário do Franguinho de Quintino?

Então se antecipe! Clique no link abaixo e encomende o seu! É gratis!

Eu quero um galinho de Presente! 
   

Em breve, o especial estará disponível para todos os que pediram. Somente quem fizer o pedido receberá, então, clique acima porque ainda dá tempo de pedir o seu.

Divulgue esse artigo




Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo