A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Postado por Aloisio

Analisando friamente...


Tricolores de sangue grená, esperei até que a janela para transferências internacionais se fechasse e o ciclo de contratações (aparentemente) se encerrasse no Fluminense para escrever aqui novamente. Não fizemos a segunda contratação para o meio-de-campo, que tanto era ventilada. Não fizemos a contratação de um atacante de peso para a reserva do Fred. Não fizemos a contratação de um zagueiro bom e experiente para a Libertadores. Saímos perdendo. Aguardei, também, mais 3 jogos do Carioca (competição que realmente tem sido um treino para o Flu) antes de expressar meus pensamentos a respeito dos jogadores do elenco e o que podemos esperar deles para 2013. Vamos aos fatos.

Goleiros: estamos bem servidos com Diego Cavallieri. Berna não é confiável a longo prazo, mas, se bem condicionado, pode suprir a ausência do Cava em curtos intervalos de tempo. Caso ele se lesione feio, precisaremos de um goleiro de ponta. Kléver não está pronto para o desafio, e Berna está próximo da aposentadoria.

Zagueiros: temo sinceramente pela nossa defesa. Gum é o único zagueiro realmente confiável do elenco e está machucado ainda. Leandro Euzébio só joga bem ao lado de Gum. Com qualquer outro companheiro de zaga, ele é horroroso, destemperado e violento. Digão é uma incógnita. Em alguns jogos arrebenta, em outros, patina e só faz lambada. Anderson veio do Atlético-GO e está fazendo hora extra no Flu. Elivélton é um garoto que eu apostava muito, mas parece que seu tempo de inatividade está pesando. Tem jogado muito mal e não inspira confiança alguma. E Wellington Carvalho é um garoto recém-promovido da base, não se pode cobrar muito dele. Logo, se o Gum se contundir, é um deus-nos-acuda. Se Abel ainda tivesse o bom senso de promover o Edinho para a zaga, poderíamos ter alguma tranqüilidade, mas isso não vai acontecer. Logo, é torcer pro Gum jogar TODOS os jogos da Libertadores e o Euzébio se comportar bem ao seu lado.

Laterais: pela direita, não temos muito com o que nos preocupar. Apesar de Wellington Silva ainda estar mal defensivamente, ele é bom no apoio e sua presença já fez Bruno ter outra postura. Parece que começou o ano querendo jogo, e está dando ânimo de ver. Além disso, caso tudo o mais dê errado, podemos ainda tentar o Wallace ou improvisar o ótimo Jean. Já na lateral-esquerda, meus temores continuam. Carlinhos é mais titular do que nunca, mesmo não jogando nada, porque Monzón não estreou bem, está fora de ritmo, e Wallace, que pode ser improvisado na esquerda, nunca rende tão bem por esse setor quanto rende na direita. Logo, é apostar que o argentino vai conseguir ritmo de jogo e ganhar essa vaga, porque aturar o Carlinhos está difícil.

Volantes: minha preocupação nesse setor passa apenas pela cabeça do Abel. Se a dupla de volantes fosse Valencia e Jean ou, eventualmente, até Digão e Jean (sim, ele joga bem de volante, acreditem), eu dormiria tranqüilo. Mas saber que ele prefere a Jamanta que faz lançamentos (e só por isso é titular) e o Diguinho... realmente é de arrepiar os cabelos da peruca. Edinho conseguiu jogar absurdamente mal no último jogo, a ponto de não acompanhar os atacantes do poderoso Friburguense (com todo o respeito). E o Diguinho... é o Diguinho. Teve uma boa fase pelo Flu e mais nada. As opções que temos no elenco, caso de Rafinha, ainda são muito verdes para assumir uma grande responsabilidade. Então, é torcer pro Abel manter Valencia e Jean pelo menos nos jogos mais difíceis.

Meias: aqui demos bola fora ao não contratarmos mais um meia de ligação de qualidade. Deco revezará com Felipe, está óbvio isso, o que nos deixa com “meia opção” para o banco. Thiago Neves terá em Wagner seu provável reserva, principalmente porque o Wagner não consegue conviver com uma condição saudável. Sempre está com algum problema muscular. Ele seria titular fácil se conseguisse uma sequência de jogos e já demonstrou isso algumas vezes. Se tivéssemos mais um meia de ligação, não precisaríamos arriscar queimar os meninos Higor e Eduardo, e tenho certeza que faremos uso deles com mais freqüência do que gostaríamos.

Atacantes: infelizmente, Samuel não vai agüentar o rojão se tiver que substituir Fred na Libertadores. O Rafael Moura já não foi isso tudo, falhou no jogo contra o Boca no Rio e fomos eliminados, que dirá um garoto que é anulado pela zaga do Friburguense (novamente, com todo o respeito). Talvez Abel devesse começar a testar o Michael como reserva do Fred, já que ele também é centro-avante. E é melhor que comece já. Como segundo atacante, temos o Wellington Nem mostrando que esse ano é o dele. Para a reserva dele, não faltam candidatos. Rhayner, que ainda não justificou em nenhum momento a sua contratação, Marcos Jr., que parece estar melhorando novamente e querendo mostrar serviço, além de Rafael Sóbis, jogador que o Abel gosta, e que pode fazer também o papel do Fred (embora não com a mesma eficácia) ou representar um meia de ligação improvisado. Não estou contando aqui o Matheus Carvalho pois não considero que ele tenha a mínima chance no time. A dupla titular é Fred e Wellington Nem, mas se o Fred ficar fora, teremos problemas. Nenhuma dupla sem o Fred acertou o pé ainda. É bom mesmo que o Abel continue testando os demais atacantes para encontrar a formação que substitua o Fred em caso de ausência.

Como prognósticos... posso dizer que o time-base para a Libertadores será Diego Cavallieri, Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves; Fred e Wellington Nem. Sem o Deco, acredito que ou ele coloque o Felipe, ou centre o Thiago Neves e abra o Wellington Nem numa ponta e o Rhayner na outra, mantendo o Fred como centro-avante. Sem o Fred, ele deve apostar no Samuel. Sem o W. Nem, deve apostar no Marcos Jr. Eu iria, sinceramente, de Diego Cavallieri, Bruno, Gum, Edinho e Monzón; Valencia, Jean, Deco e Thiago Neves; Fred e Wellington Nem. Mas é sonho, né? Vamos esperar a quarta-feira de cinzas.


O jogo contra o Olaria foi sonolento ao extremo. Beckenzébio fez o gol logo no começo do primeiro tempo e o jogo se arrastou bastante. O Fluminense entrou no espírito do ritmo de treino, e esse ritmo só foi quebrado mesmo com a entrada de Wellington Nem, no segundo tempo. O baixinho, encapetado, fez o segundo gol e, minutos depois, Jean fez o terceiro, batendo pro gol bonito. O Olaria descontou após uma pedrada de Euzébio que o Valencia não conseguiu segurar e acabou desarmado por um jogador do Olaria, que carregou a bola sozinho pro gol. E acabou nisso, 3 a 1.


O primeiro clássico do ano foi bastante equilibrado. Durante algum tempo, a marcação do Botafogo encaixou de tal maneira que era impossível chegar com perigo. Mas, após uma instrução do Abel para começar a movimentação no ataque, o Flu melhorou e abriu o marcador no fim do primeiro tempo, com Wellington Nem após tabela com Bruno. No segundo tempo, o Flu manteve o ritmo, mas perdeu chances claras de gol. Após a entrada de Seedorf, o Botafogo melhorou sensivelmente e conseguiu o gol de empate, após jogada do gringo. Como o Flu entrou desfigurado (sem vários titulares) e ainda assim conseguiu jogar um futebol de alto nível na maioria do tempo, acredito que tenha valido o resultado de 1 a 1.


O que não se pode dizer do último empate, com o Friburguense, pelo placar de 2 a 2. Este jogo, principalmente até o momento em que fizemos um gol, deveria ser estudado pelo Abel avidamente ao longo do ano, para SABER EXATAMENTE O QUE ELE NUNCA MAIS DEVE FAZER. O que foi o Wellington Silva tomando bola nas costas, perdendo dividida e deixando o Cavallieri vendido? O que foi o Edinho não acompanhando o atacante e deixando o cara livre pra marcar? O que foi o Elivélton e o Anderson batendo cabeça? O que foi o Supercava tendo que se virar lá atrás e ver duas bolas explodirem no travessão AINDA NO PRIMEIRO TEMPO? Sério, tomar sufoco do Friburguense é pra parar o jogo, ir pro vestiário e comer os caras no esporro. Só empatamos quando o Abel resolveu pôr o capitão pra dar bronca em geral e o Marcos Jr. pra correr e marcar gol, coisa que o Rhayner não sabe fazer (aliás, cada vez mais a contratação desse rapaz me soa a brincadeira de mau gosto). Poderíamos ter virado facilmente o jogo no segundo tempo (e até marcado gols antes) se não fosse a atuação do goleiro do Friburguense. Temos que ressaltar a atuação do cara. Pegou tudo. Atuação de gala. Tem certos times aí que têm goleiros piores que ele e deveriam dar uma chance pro rapaz... de todo modo, ficou barato pro Friburguense. Um dos gols foi ao completo acaso, e tivemos chances pra marcar vários, o que mostra, na verdade, que a “cara” do time do Flu é outra, e não aquilo que vimos no primeiro tempo e em boa parte do segundo. Toma tenência, Abel! 

● Verde da Esperança

- Parabéns, meninos do sub-18 do Flu jogando a Al Kass International Cup, que eliminaram o Real Madrid nos pênaltis, por 4 a 3, após empate de 1 a 1 no tempo normal e passaram às semi-finais. Avante!
- Com alguma sorte, teremos um esboço de time titular contra o Caracas, na quarta-feira de cinzas. Aliás, adorei a estréia ser nesse dia. Todo mundo pra Venezuela e nada de folia. Foco pelo título!
- Tenho confiança de que o Wellington Nem será o destaque do Flu na Libertadores. Algo me diz que ele vai nos levar ao título e se consagrar.
- Supercava ainda mantém a forma. Apesar de um descuido no gol do Friburguense, será muito importante nessa Libertadores.
- É bom ver o Bruno disputando posição com alguém. Quem sabe assim ele não apresenta o futebol que todos queremos ver?


● Branco da Paz

- O público nos jogos do Carioca é pequeno e até concordo que seja, mas na Libertadores TEMOS QUE IR EM MASSA. Precisamos mostrar novamente a nossa força!
- CT só será anunciado em 2014... não estou gostando desses adiamentos...
- Passou da hora de voltar a termos jogos contra pequenos nas Laranjeiras, enquanto não podemos ter um novo estádio (procure o Projeto Arena, Peter!).
- Parabéns ao Grêmio pela vaga. Nada de altitude na fase de grupos!


● Grená do Vigor

- Wellington Silva, pelamordezeus, comece a aprimorar essa parte defensiva...
- Diguinho e Edinho, vocês já viram se têm direito a licença-prêmio?
- Monzón, meu querido hermano, ganha essa vaga na esquerda, por favor...
- Ah, eu não falei do Fábio Braga lá na lista de volantes... ele conta? Pensei que ele só preenchia a cota de nepotismo do time.
- Abel, acredito que você poderia levar o Rhayner para uma “semana acadêmica”. Nessa semana, ele veria DVDs de gols dos maiores artilheiros do Flu, conversaria com Mickey, Samarone, Assis, Renato Gaúcho, Fred... sabe? Vai que dá uma inspirada no rapaz, né? Se não resolver, devolva-o pro Náutico, por obséquio.


Vamos em busca da América! Acredita, Fluzão!



Sobre o autor: Aloisio Soares Senra é professor de Inglês do Município do Rio de Janeiro desde 2011, e torcedor do Fluminense desde sempre. Casado, é carioca da gema, escritor, jogador de RPG, entre outras atividades intelectuais. 

Esta coluna foi publicada originalmente no dia 01/02/2013, no blog do Projeto Arena:

http://arenafluminense.blogspot.com.br/2013/02/analisando-friamente-tradicao-em-verde.html

Divulgue esse artigo



Postada por Aloisio. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo