A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: terça-feira, 22 de janeiro de 2013
Postado por Bruno

Finalmente 2013!


O ano de 2013 começa com um objetivo bem claro: colocar o Figueirense de volta no topo de SC. O caminho pode ser longo, pois não é simplesmente voltar a vencer o estadual e subir para Série A, envolve muito mais. O Figueirense precisa voltar a ser o Figueirense, e é o que promete essa nova geração.

O clube está sendo reestruturado de uma ponta a outra. Desde os jogadores, comissão técnica, dirigentes... são novos profissionais, pessoas diferentes do que estávamos acostumados. E os novos nomes são animadores, demonstram serem pessoas determinadas a fazerem um bom trabalho no clube e crescer na carreira. É de gente assim que o Figueirense precisa neste momento, de pessoas que queiram chegar lá em cima junto com o clube. E só poderemos conseguir isso com organização e planejamento, duas palavras-chaves que parecem estar incorporadas ao novo Figueirense.

Diferente do ano passado, que as coisas foram sendo empurradas com a barriga, 2013 já começou em 2012. Contratação de Adilson Batista, que em conjunto com Leandro Niehues (novo coordenador de futebol), já começaram a planejar o elenco, analisando quem poderia ficar e indo atrás de reforços. E falando nisso, aí está uma atitude tomada pelo nosso presidente que eu gostei: todo o elenco do Figueirense 2013 será escolhido por Adilson Batista. Contratações e dispensas só são feitas com o aval dele, e quem escala o time é ele. Sem interferências, as chances do trabalho do Adilson Batista dar certo são muito maiores.

Adilson Batista

Tu diz?
E falando nele... Adilson Batista é um dos destaques do time. Grande treinador, surgiu para o futebol no Figueirense em 2005, e comandou grandes times pelo Brasil, e fez o seu melhor trabalho no Cruzeiro. Estava em baixa ultimamente, mas foi prejudicado pelo sistema do futebol. É um treinador que só faz um bom trabalho se tiver autonomia, e é isso que ele vai ter aqui, então acredito sim num bom trabalho seu. Montou um grupo interessante, sem medalhões, apenas jogadores com potencial e que querem crescer na carreira, e claro, que se encaixam nos seus planos para o time. Vai ser interessante ver esse Figueirense comandado por Adilson Batista. Eu boto fé.

Elenco 2013

"E a churrasqueira fica ali atrás.."
E o elenco deste ano já está definido. Eis os jogadores:
Goleiros: Ricardo, Tiago Volpi, Neto
Laterais: Hélder, Wellington Saci, Peter
Zagueiros: Douglas, Willian Thiego, Guti e Américo
Volantes: Jackson, Nem, Ryan, Maylson, Tinga, Willian Magrão
Meias: Guilherme Lazaroni, Maicon Talheti, Gérson Magrão, Danilinho
Atacantes: Héber, Marcelo Toscano, Eliomar, Leozinho, Diogo Dolem


São 25 jogadores, e talvez cheguem mais alguns ao fim do estadual para disputar a Série B e a Copa do Brasil.

Me parece um bom elenco. São jogadores que vão ter que jogar bola pra ganhar vaga, ninguém ali joga com o nome. E o elenco é bem jovem, o jogador mais velho tem 29 anos. E no futebol, não é aquele primor técnico, mas também não é ruim, com um bom técnico (que nós temos), esse time 100% fisicamente e bem entrosado e já adaptado ao estilo do Adilson é forte candidato ao título estadual e a vaga na série A. E achei legal que o time desse ano vai ter um foco especial na preparação física, um dos problemas mais graves do ano passado.

Não é um elenco de estrelas, mas também não é formado por perebas. É um elenco jovem e que tem sua qualidade, tendo um mix de jogadores experientes, já rodados no futebol brasileiro e do exterior, com jogadores que são apostas, que demonstram ter potencial para despontar e ajudar o clube com seus objetivos. Eu poderia dizer mais coisas, mas termino dizendo que é um elenco interessante.

Claro que todo time tem aqueles jogadores que merecem uma análise individual, e farei dos que me chamaram a atenção.

Willian Magrão


Volante de origem, que pode jogar de zagueiro, Willian Magrão é um dos que, com certeza, vai ser titular. Achei que é um jogador que tem boa visão de jogo e bom passe, e claro, marca e desarma bem. Tem boas referências do nosso amigo Pedro, que garantiu que o cara é bom de bola. Na primeira partida do ano, teve que entrar de zagueiro, já que um contratado ainda não tinha sido regularizado, e enquanto esteve em campo (saiu ainda no primeiro tempo pois sentiu a coxa direita), a defesa estava sólida e o Figueirense saia jogando bem com a bola. Depois que ele saiu do time, levamos muito sustos, sofremos um gol e começamos a rifar a bola. Demonstrou ser bom jogador e vai nos ajudar bastante quando estiver 100% fisicamente. Boa contratação.


Douglas

Ótimo zagueiro. Alto, forte fisicamente, e cumpre sua função com excelência. Sabe sair jogando, mas não tem vergonha de dar chutão, e ainda organiza a defesa. Veio pra ser o xerifão da zaga alvinegra, e sua estréia não poderia ter sido melhor. Muito seguro, ganhou a braçadeira de capitão e ainda fez gol na vitória por 2 a 1 sobre o Guarani. Marcou muito bem, fez muitos desarmes precisos e foi absoluto no jogo aéreo. Além disso, soube dar tranquilidade ao time e sair jogando no pé, mas quando o adversário apertava, não tinha vergonha de dar aquele bicão pra afastar o perigo. Ótima contratação e titular absoluto.


Marcelo Toscano

Centroavante, alto e de boa técnica. Era o artilheiro do Vitória de Guimarães, time da 1° divisão de Portugal onde estava antes de vir para o Figueira. No seu primeiro jogo, não fez gol, mas deu um excelente passe de primeira para Maylson abrir o placar, e cumpriu com sua tarefa até ser substituído no segundo tempo. Parece-me bom jogador, mas devemos ter paciência, já que para que um atacante funcione, o resto do time precisa funcionar também. Sério candidato a camisa 9, e acho que vai nos proporcionar muitos gols. Boa contratação, mas precisará de tempo.


Sobre o elenco, é isso. Agora, antes de falar do primeiro jogo, uma análise sobre um assunto que dividiu a nação alvinegra.


Jean Deretti



Promessa da base alvinegra, era com ele que a torcida contava para comandar o meio de campo alvinegro em 2013. Jovem, rápido, habilidoso, tem boa visão de jogo e bom passe, e dribla com facilidade. Destruiu nas competições de base, subiu pro profissional e quando entrou, jogou bem. No final de 2012, jogou as últimas partidas como titular e também teve boas atuações. Teve convocações para seleção sub-20, sendo titular e novamente fazendo boas atuações. Foi campeão com a seleção do Torneio 8 Nações (fazendo o gol do título), e estava convocado para o Sul Americano sub-20, mas foi cortado pois acabou se lesionando em um treino.

Indo direto ao assunto, Jean Deretti foi pro Grêmio por empréstimo de 1 ano e 6 meses, com opção de compra ao final do empréstimo, e em troca vieram 3 jogadores para o Figueira: Willian Magrão, Maylson e Felipe Nunes, todos emprestados por 1 ano. A negociação teve o aval de Adilson Batista, que justificou a troca dizendo que precisa pensar no melhor para o Figueirense. Em parte concordo com ele, mas sabemos que Jean Deretti seria camisa 10 fácil nesse time e iria nos ajudar muito, mas... sinceramente, não tenho uma opinião sobre isso, prefiro aguardar os resultados dos jogadores que vieram pra cá para dizer se valeu a pena ou não.


Guarani 1 x 2 Figueirense - Estréia no estadual


E finalmente estreamos, e melhor, estreamos com vitória. Com pouco mais de 2 semanas de pré-temporada, o Figueirense chegou para o jogo muito distante de sua condição física e tática ideal. Já o nosso adversário vem treinando faz 2 meses, além de ter mantido a base do ano passado.

Estádio lotado, nossa torcida compareceu em peso, e o primeiro tempo foi de domínio alvinegro. Logo aos 2 minutos, pênalti, que foi desperdiçado por Gérson Magrão. Mais tarde, o Figueirense abriria o placar com Maylson, em um chute cruzado após passe de Marcelo Toscano, e ampliaria com Douglas, um chute rasteiro numa sobra de bola após cobrança de escanteio.

O Figueirense saía jogando bem, ficava com a posse de bola e envolvia o time do Guarani, mas o desentrosamento e a falta de ritmo de jogo ficaram evidentes, com muitos passes errados. Após a saída de Willian Magrão, lesionado, o time perdeu qualidade na saída de bola, e sofreu o gol. Esse foi o primeiro tempo.

No segundo tempo, o desgaste físico atingiu o time, que limitou-se a defender e apostar nos contra-ataques. O Guarani pressionou bastante, meteu 2 bolas na trave, mas o Figueirense conseguiu segurar o resultado. No finalzinho ainda tivemos Maylson expulso, após impedir que o jogador do Guarani saísse cara a cara com o goleiro Ricardo. Sorte que foi fora da área...

Confira os gols do jogo:

                                      


Próximo jogo e inovação de Adilson

O próximo jogo do Figueirense é contra o Joinville, no estádio Orlando Scarpelli, nesta quarta-feira (23/01), a princípio às 19:30h (pode acontecer da FCF mudar o horário a pedido da RBS). Será um jogo muito difícil, e o Figueirense vai ter que se superar se quiser sair de campo vitorioso, o Joinville é uma boa equipe, tem a mesma base a 2 anos, e estão melhores fisicamente do que nós. O Figueirense terá dois desfalques: Willian Magrão, que saiu lesionado, e Maylson, que foi expulso na última partida. Adilson está treinando para esta partida com portões fechados, então podemos esperar algumas surpresas. Na minha opinião, este time só vai ter condições de jogar no seu máximo lá pro 2° turno, antes disso não podemos exigir nada além de raça e dedicação.

Haverá uma promoção de ingressos, o torcedor que levar 2 Timemanias marcadas com o Figueirense, ganhará 50% de desconto na compra do ingresso. A promoção é válida para todos os jogos do estadual (exceto clássico e fases finais), e o torcedor pode comprar com o desconto em qualquer setor do estádio, exceto nas sociais, ou setor A.

E agora a pouco, Adilson tomou uma decisão, que apesar de ser um teste, chamou muita atenção: não haverá concentração para o jogo contra o Joinville! No Brasil estamos acostumados com as concentrações, mas Adilson resolveu não concentrar para este jogo, como fazem na Europa. Ele afirmou que é apenas um teste, e vai ver se pode confiar nos jogadores. Não sei se nossa cultura está preparada para uma mudança deste nível, mas acho uma boa ideia.

Então é isso pessoal, o post chega ao fim. Após um longo período de férias, estou de volta, e o futebol também, então assunto não vai faltar. E para encerrar, uma imagem:






Divulgue esse artigo

Postada por Bruno. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo