A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quinta-feira, 28 de julho de 2011
Postado por Aqipossa Informativo

V Campeonato Sulamericano - 1921


Sede da Copa América pela segunda vez na história, a primeira havia sido em 1916, na primeira edição do torneio, a Argentina foi a anfitriã de 1921. O Chile, que havia disputado os quatro torneios anteriores, desistiu da competição alegando problemas internos em sua confederação. O Brasil, ainda sem contar com jogadores negros, teve novamente um desempenho muito fraco. Aquém do esperado.

A 5ª edição do Campeonato Sul-Americano conta pela primeira vez com a participação do Paraguai, que estreou vencendo o então campeão Uruguai, por 2 x 1 no dia 9 de Outubro com 12.000 presentes, mas isso foi uma semana depois do primeiro jogo do Campeonato Sulamericano que começou em 2 de Outubro com 20.000 torcedores que viram a Argentina vencer o Brasil por 1x0 com gol de Libonatti, que dois anos mais tarde, se tornou o primeiro jogador da América do Sul a atuar no futebol italiano. Contratado pelo Torino, brilhou ainda pela seleção da Itália.

O Paraguai voltava a campo três dias depois de estrear. Em 12 de Outubro, o Brasil que jogara 10 dias antes e teve muito mais tempo para descansar e treinar que o Paraguai, não teve problemas em vencer a partida por 3x0 com 25.000 pessoas assistindo o jogo no campo do Sportivo Barracas, botando um freio nas pretensões paraguaias de vencer a Copa América.

Mas as esperanças paraguaias morreram em 16 de Outubro quando a Argentina passou também fácil, com duas semanas para descansar e treinar. A Argentina disparava na frente da competição ao vencer por 3x0 o Paraguai.

Em 23 de Outubro, com Víctor Cabañas Saguier do Paraguai como árbitro, brasileiros e uruguaios se encontraram precisando da vitória, pois quem perdesse estaria eliminado. E de novo deu Uruguai, que fez 1 a 0 com 1 minuto de jogo e 2 a 0 aos 8 minutos. O jogo acabou 2 a 1 para os uruguaios Com Romano marcando 2 vezes. A seleção brasileira só contou com jogadores do Rio de Janeiro, com exceção de dois do Coritiba. A maioria era do Flamengo e a seleção acabou sendo vice campeã.

A última partida ficou entre as seleções que ainda podiam ser campeãs, a Argentina com 4 pontos e saldo de 4 gols positivo e o Uruguai com 2 pontos e 0 de saldo. Ao Uruguai, era necessário a vitória por boa margem de gols e para a Argtentina, bastaria o empate no dia 30 de Outubro mas acabou vencendo por 1x0, gol de Libonatti após um primeiro tempo em 0x0, com 35.000 argentinos vibrando com a conquista.

A Argentina conseguiu finalmente conquistar a competição sul-americana. Venceu seus três jogos, não levou nenhum gol e ganhou o título de forma indiscutível. Destaque para o invicto goleiro Américo Tesoriere e para Julio Libonatti, artilheiro da competição e maior craque da Argentina.

Fontes:
http://www.ca2011.com
http://www.rsssf.com

Divulgue esse artigo


Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo