A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quarta-feira, 13 de julho de 2011
Postado por Aqipossa Informativo

II Campeonato Sul-Americano 1917


Para a segunda edição do Campeonato Sul-Americano de seleções, no Uruguai, a Conmebol colocou em disputa pela primeira vez o troféu Copa América. Comprado por 3.000 francos suíços, a taça ficou com o Uruguai, que acabou sagrando-se bicampeão continental. Com os mesmos países da edição inaugural (Argentina, Brasil, Chile e Uruguai), a competição de 1917 foi realizada em Montevidéu, no Estádio Parque Pereira que logo viria a ser demolida para dar lugar à Pista Oficial de Atletismo.

Estádio Parque Pereira Brasil e Chile

Localizado a poucos metros de onde fica hoje o Estádio Centenário, o Parque Pereira foi construído especialmente para sediar a competição sul-americana em 1917. Com grandes públicos, o torneio foi considerado um sucesso no Uruguai e também na Confederação Sul-Americana, que programou a terceira edição para o ano seguinte, no Brasil.

Em campo, o Uruguai confirmou o favoritismo, mesmo com um time bem modificado em relação àquele que venceu o torneio de 1916. Sem o craque Gradín, a equipe uruguaia foi comandada dessa vez pelo habilidoso Héctor Scarone e pelo goleador Romano, e ainda foram favorecidos pela debandada de alguns argentinos, que regressaram ao país para trabalhar em seus empregos principais, já que na época eram todos amadores.

Uruguai
No dia 30 de Setembro, começava o II Campeonato Sul-Americano com a vitória do Uruguai por 4x0 contra o Chile, último colocado no torneio anterior, diante de 22.000 pessoas. O juiz foi o argentino Germán Guassone que comandou o jogo de 2 gols em cada tempo.

Com 20.000 espectadores, a quarta-feira dia 3 de Outubro foi o dia da estréia do Brasil, mas tal como em 1916, a estréia não foi boa. Na partida contra a Argentina, o Brasil chegou a estar vencendo por 2 a 1, mas os argentinos, que contaram com as inúmeras e sucessivas falhas do goleiro Casemiro, viraram o marcador e venceram por 4 a 2. Neste jogo, Sylvio Lagreca marcou o primeiro gol de pênalti da história da Seleção Brasileira. Derrota feia de 4x2 para os argentinos que assumiriam a ponta da competição, 3 dias depois com outra vitória, dessa vez por 1x0 contra o fraco Chile, que até agora não marcara gol.

 Brasil e Argentina e o Juiz Carlos Fanta CHI

Em 7 de Outubro, 21.000 uruguaio deliraram ao ver a seleção do Uruguai atropelar o Brasil por 4x0. O Uruguai passava a frente da Argentina pelo saldo de gols: eram 8 contra 3. A decisão ficaria para o último jogo novamente, como foi em 1916.

O Brasil, já sem chances, joga com o Chile em 12 de Outubro para apenas 10.000 pessoas. A única vitória brasileira foi contra o Chile por 5x0. Até então, o Brasil não venceu nem o Uruguai nem a Argentina nas duas competições.

Brasil

Fechando o torneio para decidir quem ficaria com a primeira Copa América, o Uruguai venceu por 1x0 a Argentina em 14 de Outubro para 40.000 presentes verem a celeste conquistar o BI campeonato Sulamericano. No jogo decisivo, o gol fio de Héctor Scaróne, e aos 25 minutos do 2º tempo, o goleiro Uruguaio Saporitti sofreu um ferimento e foi substituído por Manuel Varela, um zagueiro, que foi pro gol. Na época não havia substituições por reservas.   

A primeira Copa América em disputa teve estimado um público total de 128.000 torcedores com uma média de 21.333 por jogo. A maior audiência foi na partida final com 40.000 pessoas. Dessa vez o Uruguai teve 100% de aproveitamento e não sofreu nenhum gol. O Brasil teve enfim a sua primeira vitória, deixando esse jejum para o Chile. Para o Brasil, foram 6 jogos nesses dois anos e apenas uma vitória, com 2 empates e 3 derrotas.
Colocação final
O Chile, além de perder todos os jogos, não fez gol algum e levou 10.  O artilheiro foi Angel ROMANO do Uruguai com 4 gols e Haroldo e Neco foram os artilheiros do Brasil com 2 gols marcados cada.


Divulgue esse artigo


Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo