A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quinta-feira, 7 de julho de 2011
Postado por Aqipossa Informativo

Copa Centenario Revolución de Mayo 1910


Em 1910 foi realizada a Copa Centenario Revolución de Mayo 1910. O torneio disputado na Argentina contou com a participação da própria Argentina, Uruguai e Chile. A Argentina foi campeã goleando os dois rivais. Este foi o primeiro torneio internacional no continente com mais de dois participantes. A Conmebol não reconhece este torneio como a primeira Copa América. Mas vamos ver como foi esse “Centenario Revolución”.

Com todos os jogos disputados em Buenos Aires, o primeiro jogo no campo do Colegiales e os dois últimos no campo do Gimnasia y Esgrima, a Copa Centenario Revolución de Mayo 1910 começou em 29 de Maio e terminou em 12 de Junho de 1910. Na presença de 6000 torcedores, o Uruguai venceu por 5 a 1 o Chile em 29 de Maio. O árbitro foi José Susán da Argentina. Os times:

URU: Saporiti - Bertone, Crocker - Pena, Harley, Zuazú - Buck, Dacal, Piendibene, Raymonda, Brachi
CHI: Gibson - Ashe, McWilliams - Hormazábal, Allen, González - Robson, Simmons, Campbell, Hamilton, Acuña

Os gols: Piendibene aos 5, Brachi aos 75 e Buck aos 85.

Em 5 de Junho, o segundo jogo. E a Argentina estréia goleando o agora eliminado Chile por 5 a 1 na presença de 2500 pessoas e sob o comando do árbitro León Peyrou do Uruguai. Os times:

ARG: Wilson - Jorge Brown, Juan Brown - Jacobs, E. Brown, Ginocchio - Weiss, Susán, Hayes, Malbrán, Viale
CHI: Gibson - Ashe, McWilliams - Hormazábal, Allen, González - Robson, Campbell, Sturguess, Hamilton, Davidson

Os gols: Viale aos 16, Hayes aos 26 e 40. Campbell aos 50 diminuiu. Weiss aos 66 e Susán aos 82.

Fechando a Copa, no dia 12 de Junho jogaram as seleções que haviam vencido seus jogos de estréia. Armando Bergalli do Chile foi o árbitro e 8000 pessoas compareceram para assistir a goleada da Argentina sobre o Uruguai por 4 a 1. Os times:

ARG: Wilson - Jorge Brown, Juan Brown - Jacobs, E. Brown, Ginocchio - González, Susán, Hayes, Watson Hutton, Viale
URU: Saporiti - Bertone, Benincasa - Pena, Aphesteguy, Zuazú - Buck, Dacal, Piendibene, Raymonda, Brachi

Os gols: Viale aos 15, Hayes aos 43 e Watson Hutton aos 50. Piendibene aos 58 descontou para os uruguaios e Susán completou aos 64.

A Argentina marcou 9 gols e sofreu apenas 2. O Uruguai, vice campeão, marcou 4 e sofreu também 4. O Chile, último colocado, além de só perder, fez apenas 1 gol e levou 8. O artilheiro desta copa foi Hayes da Argentina com 3 gols marcados.

Assim, foi a Copa Centenario Revolución de Mayo 1910, com a Argentina campeã, a primeira competição sulamericana. Foram marcados 14 gols numa média de 4,6 por jogo. Depois desta copa, somente em 1916 teríamos o Campeonato Sul-Americano de Seleções.

O Campeonato Sul-Americano de Seleções é o torneio de seleções mais antigo do mundo ainda em disputa, a Copa América foi idealizada em 1916, quando a Argentina resolveu montar um torneio de futebol para fazer a comemoração do 1º centenário de sua independência. Com a participação de Brasil, Chile e Uruguai, o evento gerou muita expectativa na época, sendo decisivo para a fundação da CSF (Conmebol) no mesmo período. Dessa forma, nascia então a primeira competição de seleções no futebol do continente. Mas a Copa América não foi posta em disputa neste ano, mas sim no ano seguinte, 1917.

Os anos de 1935, 1941, 1945, 1946, 1956 e 1959 foram torneios extras. (Como podemos ver no livro Historia de la Copa América editado pela Conmebol) Mas em 1959 houve dois campeonatos no mesmo ano, um no Equador, o extra, e o outro na Argentina, o oficial.

Em 1975, a competição, conhecida então como Campeonato Sul-Americano de Seleções, passa a ser chamado oficialmente de Copa América. Nesse mesmo ano, o torneio deixa de ser disputado numa única sede, sendo jogado em partidas de ida e volta, em cada pais participante.

O torneio volta a ter uma sede fixa em 1987 e passa a ter um intervalo de dois anos entre as edições. A partir daí, a Conmebol define um sistema de rodízio para os países sedes. Nas edições seguintes o torneio começa a ser disputado em cada um dos dez filiados à entidade.

Em 1993, a Copa América ganha mais dois convidados por edição, visando ampliar a disputa para a toda a América. O México é o convidado mais participativo. Desde 1993 esteve em todas as edições com boas campanhas (foi vice-campeão em 1993 e 2001 e terceiro lugar em 1997 e 1999). Outros convidados foram: Costa Rica (1997, 2001 e 2004), Honduras (2001), Estados Unidos (1993, 1995 e 2007) e Japão (1999). Os japoneses foram os únicos convidados fora do continente americano.

Na próxima, vamos ver como foi a primeira competição sulamericana de seleções, que ainda não receberia o nome de Copa América.

Fontes:
http://www.bolanaarea.com
http://www.quadrodemedalhas.com
http://www.rsssf.com
http://www.ca2011.com
http://www.conmebol.com

Divulgue esse artigo


Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo