A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: domingo, 19 de junho de 2011
Postado por Aqipossa Informativo

Rede Record - Cartolas: Jogo sujo - Quarta parte


Reportagem 4 – Quarta feira 15 de Junho

Presidente do Vasco monta esquema para beneficiar amigos em venda de ingressos.


Torcedores de todo o Brasil sofrem com grupos que comercializam entradas.

O analista de sistemas Roberto Socorro é daqueles torcedores que vão a todos os jogos. Quando o Vasco se classificou para a final da Copa do Brasil, ele não mediu esforços para assistir à partida.

- Não importava onde eu ia dormir, se eu não ia dormir, se  ia comer, o que importava era eu estar em Curitiba e ter o ingresso para entrar no jogo.

Sócio e frequentador de São Januário, ele viu uma propaganda dentro da loja do clube. O pacote oferecia transporte para o estádio, em Curitiba, hotel e o ingresso por R$ 400. Mas Roberto foi barrado na festa.

- Eu cheguei ao estádio e de cara o bilheteiro olhou para o meu ingresso e falou que era falso. Ele me mostrou um verdadeiro e visivelmente dava pra ver que o ingresso era falso, pela cor e pela textura do ingresso. Roberto ficou revoltado:

- Não se sabe o que foi pra agência, o que foi pra torcida organizada, o que foi pro patrocinador, para os amigos do presidente e da diretoria, simplesmente não foi colocado à venda e nenhum esclarecimento foi feito aos sócios.

No entanto, a situação foi bem diferente quando foi realizada por outra via. E por um caminho que, curiosamente, tem relação com membros do clube. E grandes membros.

Os torcedores que compraram ingresso em uma agência de viagem no bairro da Barra da Tijuca tiveram mais sorte. A Essential Travel vendeu 75 pacotes para levar os vascaínos a Curitiba.

O curioso é que a agência tem uma estreita relação com o presidente do Vasco. A dona, Rosângela Jabur, é amiga do presidente do clube, Roberto Dinamite. E mais: a filha é namorada de Rodrigo Dinamite, filho do ex-camisa 10 do Vasco.

No dia do jogo, Rosângela, conhecida em São Januário como Danda, postou no Twitter que ainda havia dois pacotes à venda.
Procurada, Rosângela não quis gravar entrevista.

Por telefone, a empresária admitiu que não está credenciada pelo clube, mas que frequenta as sociais do Vasco. Ela não quis responder como conseguiu os ingressos.

- Eu só deveria perder a minha fonte se os meus ingressos estivessem envolvidos com alguma falcatrua, como eles efetivamente foram legais, eu não preciso dizer a você como que consegui eles[ sic] . - Onde eu consegui, isso não importa.

Recentemente, Roberto Dinamite já foi obrigado a dar explicações sobre a agência de turismo do genro dele ser responsável pelas viagens do time.

Pelas denúncias, a Locaflat recebe vinte por cento de comissão quando, normalmente, em contratos semelhantes, a remuneração é de 10%.

Candidato à presidência do clube, Pedro Vicente ironiza a relação de Dinamite com a agência.

- Lá em São Januário, inclusive, se apelidou jocosamente essa empresa que se chama Locaflat de Genrotur.

- O Roberto não está acostumado a ser contestado na mídia, vem sendo blindado esse tempo todo, ele reagiu muito mal, falando até em matéria paga, coisa que não tem nada a ver. E agora esse novo escândalo da Sogratur, né?

 O Vasco negou ter algum tipo de influência sobre a agência que comercializa os ingressos.

MP investiga

Segundo o Ministério Público, existe um esquema lucrativo que envolve dirigentes, torcidas organizadas e cambistas na venda de ingressos.

Nos últimos três anos, jogos importantes, como a final da Taça Libertadores foram marcados por confusão e tumulto na venda de ingressos.

A farra dos ingressos chamou a atenção do Ministério Público, que decidiu investigar o caso.

Para a promotoria, o esquema começa com os clubes. Dirigentes repassam os ingressos para as torcidas organizadas, que encaminham os lotes aos cambistas.

A venda, com ágio, alimenta o sistema no qual todos saem ganhando em cima do torcedor. É o que diz o promotor Rodrigo Terra.

- Parece que há uma relação dos clubes, não só com as próprias organizadas, mas também com a empresa que comercializa esses ingressos, já que é ela que detém o poder de confecção do ingresso, distribuição, comercialização e arrecadação, ou seja, ela domina todas as etapas desse processo, o que facilita de uma certa forma a prática de ilegalidade.

E não é só o torcedor que é enganado. O visitante que gosta de futebol também cai numa armadilha.

O Ministério Público identificou que ingressos são desviados para agências de turismo e depois oferecidos nos hotéis por um preço até três vezes acima do valor original.

O recepcionista de um desses hotéis justificou o preço superfaturado da venda casada.

- O preço normalmente é de R$ 150 por pessoa, com transporte e os ingressos. Às vezes, quando se trata de um jogo concorrido, eles vão e botam, majoram o preço a mais [sic].

Há três anos, a promotoria convocou os quatro grandes clubes do Rio a assinar um termo de ajuste de conduta. O documento exige a transparência no repasse de ingressos às organizadas, a criação de uma ouvidoria para atendimento do torcedor e a publicação dos balanços dos clubes.

Até agora, só o Fluminense assinou o acordo.

O promotor Rodrigo Terra disse que é preciso enfrentar essas pessoas que se beneficiam do esquema.

- Existe um modelo que já está estabelecido há muito tempo e que tem uma série de beneficiários, e enfrentar esse esquema, desfazer essa maneira de vender ingresso é um desafio que vai enfrentar a resistência de quem se beneficia disso.

Disputa pelo título de 1987

Os bastidores do futebol nacional afetaram também o título brasileiro de 1987.

A CBF atendeu nesta quarta-feira (15) à determinação da 10ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco e declarou o Sport como o único campeão daquele ano.

No início do ano, a entidade havia determinado que o título deveria ser dividido entre Flamengo e Sport, que foram campeões de torneios diferentes.

O reconhecimento do Flamengo como um dos campeões brasileiros de 1987 foi uma manobra política da CBF para ter o apoio do clube carioca na negociação de direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro nos anos de 2012, 2013 e 2014.

Com o título de 1987, o Flamengo passaria a ter o direito de ficar com a Taça das Bolinhas, que seria entregue ao clube que fosse o primeiro a conquistar o título brasileiro por cinco vezes.

A decisão da CBF prejudicou o São Paulo, justamente o clube que liderou o movimento para que o Clube dos 13 comandasse os direitos de TV. Três meses depois, a Globo conseguiu manter a transmissão para as próximas edições do Brasileirão.

Um dos craques do Flamengo na conquista de 1987, Zico teve uma nova decepção em 2010, ano em que ele foi convidado a ser dirigente do Flamengo.

A relação foi desgastada por críticas internas e acusações não comprovadas de que um dos filhos dele estaria envolvido em transações de jogadores.

Magoado, Zico deixou o clube que marcou sua carreira.

- Encontrei pessoas sem dar nenhum apoio, nenhum crédito, querendo apenas te usar. Para mim chega, acabou, acabou, não tem mais opção. Não vou dar mais murro em ponta de faca, acabou.

- Os caras não trabalham, ah eu me dedico, eu sou amador, me dedico 24 horas ao clube e vive de quê? Aí você vai ver depois o cara tem uma vida maravilhosa, ele não trabalha. Só trabalha no clube, se dedica ao clube. Aquilo ali deve ser muito bom.

Video Incorporado:


Divulgue esse artigo


Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo