A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: terça-feira, 30 de novembro de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

A maior goleada em clássicos


Como pode ser visto em Mundo Botafogo de Rui Moura, no dia 29 de Maio de 1927, o Botafogo venceu o Flamengo por 9x2 na que foi a maior goleada de todos os tempos em clássicos cariocas.

Pelo Campeonato Carioca de 1927, na Rua Paysandu, sob a arbitragem de Milton de Castro Menezes, o Botafogo alinhou com Neiva, Couto e Octacílio; Pamplona (Jerónimo), Almo e Rogério; Ariza, Neco, Nilo, João e Claudionor.

A equipa vencida alinhou com Egberto, Hermínio e Élcio; Benevenuto, Frederico e Flávio Costa; Chrystolino, Vadinho, Chagas Fragoso e Moderato.

Os gols botafoguenses foram assinalados pelo artilheiro Nilo (4), Ariza (2), João (2) e Neco (1). Os gols adversários foram da autoria de Frederico e Moderato.

A voz de ‘O Jornal’ do dia seguinte anunciou (30/05/1927):

A torcida alvinegra, eufórica, carregou Nilo em triunfo no intervalo, quando o placar registrava 7x1, e voltou a fazer tal coisa ao término da partida”.

Adentrando mais na história e ajudando ao amigo Rui, o mais interessante foi que no Campeonato Carioca de 1927, o Flamengo acabou campeão. Iniciado em 1º de Maio, ao chegar no dia fatídico, o rubro negro vinha de jogos vitoriosos. Invicto até então, foi atropelado pelo alvinegro.

Naquele ano não havia turno e returno. O campeão seria decidido após o fim das 18 partidas. Eram 10 clubes: Flamengo, Fluminense, América, Vasco, Botafogo, São Cristóvão, Bangu, Andarahy, SC Brasil e Villa Isabel. Os jogos eram no sistema de ida e volta.

O time da Gávea faria mais 4 jogos sem perder até o América meter 3x1 em 3 de Julho. Foi a segunda derrota. Assim foi indo por mais 4 rodadas até encarar o Botafogo novamente em 7 de Agosto. Resultado? Outra goleada, dessa vez por 5x3 a favor do alvinegro em General Severiano.

Esse campeonato foi o último antes de um jejum de 12 anos sem vencer o Campeonato Estadual. Após sofrer duas goleadas humilhantes do Botafogo, só seria campeão novamente em 1939.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo