A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

Não adianta mais correr, Leslie Nielsen...


Leslie William Nielsen nasceu em Regina, no Canadá, em 11 de fevereiro de 1926 e faleceu em Fort Lauderdale em 28 de novembro de 2010 (ontem). Era ator e comediante.


Filho de Ingvard Nielsen, um canadense de origem dinamarquesa, e Maybelle, que é de ascendência galesa. Teve dois irmãos mais velhos.

Depois de trabalhar como disc jockey, Nielsen se inspirou na carreira de ator do tio, Jean Harsholt, famosíssimo no rádio e cinema da década de 30. Aos dezessete anos, foi treinado como artilheiro aéreo no final da Segunda Guerra Mundial, mas não chegou a ir ao front.

Matriculou-se na Lorne Greene Academy of Radio Arts, em Toronto. Leslie passou pouco tempo na escola de Greene, ator que ficaria famoso como o patriarca da série “Bonanza”. Tendo ganho uma bolsa de estudos em Nova Iorque, Leslie se mudou para os EUA, onde estudou na Neighborhood Playhouse e no Actor’s Studio. Atuando em teatro amador, Leslie fez sua estreia na televisão em 1950, em um episódio do teleteatro “Studio One” junto com Charlton Heston. Entre as décadas de 1950 e 1990, Leslie teve participações especiais em mais de 1000 episódios de séries, dentre os quais, cerca de 400 foram programas ao vivo.

Entre as séries mais conhecidas, Leslie esteve em “Os Intocáveis”, “Alfred Hitchcock Apresenta”, “Rota 66″, “O Fugitivo”, “Daniel Boone”, “Os Defensores”, “A Caravana”, “Viagem ao Fundo do Mar”, “Ben Casey”, “Dr. Kildare”, “James West”, “Cidade Nua”, “Bonanza”, “O Rei dos Ladrões”, “Judd”, “O Agente da UNCLE”, “Gunsmoke”, “Big Valley”, “O Homem de Virgínia”, “Os Audaciosos”, “Galeria do Terror”, “O Carro da Morte”, “Centro Médico”, “Mod Squad”, “Mash”, “São Francisco Urgente”, “Havaí 5-0″, “Kojak”, “Kung Fu”, “Columbo”, “Cannon”, “A Família Robinson”, “Vega$”, “O Barco do Amor”, “A Ilha da Fantasia”, “O Teatro de Ray Bradbury”, “Assassinato por Escrito”, “O Homem que Veio do Céu”, “As Supergatas” e “Rumo ao Sul”.

Geralmente interpretando vilões, o ator chegou a estrelar a série “The New Breed”, produzida entre 1961 e 1962, com uma temporada de 34 episódios, na qual interpretou um policial. Ele tentaria novamente com “The Bold Ones: The Protectors”, produzida entre 1969 e 1970, que teve apenas sete episódios. Em 1965, era ator semiregular na novela noturna “Caldeira do Diabo/Peyton Place”. Em 1970, ele voltaria a interpretar um personagem recorrente na série “Braken’s World”, produção que apresentava o cotidiano de um estúdio.

Um dos destaques da carreira foi o seu segundo filme, Planeta Proibido, de 1956, considerado um clássico da ficção científica pelos fanáticos e que foi uma das inspirações para nada menos do que Star Trek – Jornada nas Estrelas.

O ator chegou a fazer teste para o papel de Messala, antagonista de Ben-Hur, mas perdeu para Stephen Boyd. Mas foi só depois de quase 30 anos e muitos papéis dramáticos é que Nielsen, em 1980, já grisalho, se descobriu engraçado e foi redescoberto pelo mundo. Curiosamente, seu papel em Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu é o de um doutor que é dos poucos a se manter sério em meio ao caos que permeia o filme. Impassível, sua repetição da frase “Só quero dizer a ambos, boa sorte. Estamos todos contando com vocês” marcou época e virou bordão nos EUA.

O sucesso da produção levou os produtores a desenvolverem uma série que seguiria o mesmo tom debochado do filme. Com o título de “Police Squad”, seriado feito pelo trio genial David Zucker, Jim Abrahams e Jerry Zucker (ou ZAZ), a produção satirizava o gênero policial televisivo das décadas de 1950 a 1970. “Police Squad” estreou em 1982 trazendo Leslie Nielsen como o atrapalhado detetive da polícia Frank Drebin, uma mistura de Maxwell Smart (Agente 86) e Closeau (A Pantera Cor de Rosa).

A série teve apenas seis episódios produzidos, mas muitas das situações apresentadas seriam resgatadas para a versão cinematográfica “Corra que a Polícia Vem Aí”, de 1988. Novamente interpretando o detetive Drebin, Leslie conquistou fama mundial, estrelando mais duas sequências. A partir dessa produção, o ator dramático que adorava ‘pegadinhas’ passaria a ser conhecido como comediante, atuando em outros filmes que seguiram o mesmo tom satírico estabelecido por “Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu”.

Em 1988, finalmente, Corra Que a Polícia Vem Aí chega aos cinemas. Provavelmente a melhor série de comédia que se vale da paródia e do humor absurdamente maluco, seja em texto ou em interpretação. A série ainda teria mais dois episódios igualmente hilários. Nielsen então passou a investir prioritariamente em interpretar tipos que lembrassem Drebin de alguma forma, com resultados diversos.

Em outro bom momento, se une a ninguém menos que um gênio do humor, o grande Mel Brooks, em Drácula. Morto, mas Feliz, onde era o personagem-título, duelando contra o Van Helsing de Brooks. Melhor que o filme do Hugh Jackman. Para os mais novos, Nielsen é a cara do Mr. Magoo, que viveu na adaptação em live-action do velhinho cegueta dos desenhos animados. Em seu último filme que fez algum barulho, Super-Herói, fez uma versão abestalhada do Tio Ben do Homem-Aranha.

Leslie foi casado quatro vezes: Monica Boyer (1950–1956), Alisande Ullman (1958–1973),  Brooks Oliver (1981–1983) e Barbaree Earl (2001). Teve duas filhas com a segunda esposa, Maura Nielsen Kaplan e Thea Nielsen Disney

Há 12 dias o ator foi internado em um hospital da Flórida, onde morava, com sintomas de pneumonia. Seu estado piorou nos últimos dois dias. O sobrinho, Doug Nielson, afirmou à estação de rádio CJOB que o ator simplesmente "havia adormecido e faleceu" com familiares e amigos do seu lado.

Junto com Nielsen, se vai também a possibilidade de um quarto episódio da série Corra que a polícia vem aí, previsto para estrear em 2011 mas que não chegou a ser filmado. E muita da graça que falta em diversos filmes e atores que tentam, sem nenhum sucesso, seguir os passos dele. Possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 6541 Hollywood Boulevard.

Fontes:
http://100grana.wordpress.com
http://veja.abril.com.br

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo