A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

História da Puma - Parte 2


Reveja a primeira parte se você não leu:
http://aqipossa.blogspot.com/2010/11/historia-da-puma-parte-1.html

Ainda em 1972 foi apresentado ao público o PUMA GTB (ex protótipo GTO) , equipado com motor Chevrolet de seis cilindros em linha e 4.100 cm3. O primeiro GTB tinha 4,3 m de comprimento, pesava cerca de 980 kg e era capaz de desenvolver 180 km/h com seu motor de 140cv, mas os planos da empresa não paravam por aí, pois já estava em estudos a construção de um carro popular, o mini-PUMA. Em 1973 a Puma foi ao Salão de Londres e apresentou o modelo GTE, mas a iniciativa sofreu um efeito colateral inesperado: a Ford alemã resolveu processá-la, alegando ter o registro do nome PUMA na Alemanha, um mercado em potencial para a empresa brasileira. A verdade é que a Ford inglesa havia adquirido uma fábrica de nome Puma Power Plat, fabricante de turbinas e geradores elétricos. Assim, o possível processo não deu em nada, apenas ajudou a Puma a se promover internacionalmente. As instalações do Ipiranga já se preparavam para o lançamento do primeiro caminhão da marca em 1974 e, neste ano, a Puma teve seu maior índice de vendas, comercializando mais de mil carros, o que valeu sua entrada na Anfavea e no Sindicato da Indústria Automobilística. Era o momento propício para o lançamento do Mini-Puma, já que a crise do petróleo era uma realidade e o pequeno carro de 650 cm3 (meio motor VW 1300) e dois cilindros - que fazia 20km/litro, seria uma opção bastante viável.

Puma GTB S1 1978

 Mini Puma 1974

Mas o projeto não deu em nada devido, entre outros, aos grandes empréstimos em dólar necessários para viabilizar a produção. Em 1975 a Puma já produzia cerca de três mil carros por ano, exportando seus esportivos para os Estados Unidos, Canadá, Europa e América Latina. A empresa tinha 700 empregados, distribuídos em suas duas instalações: uma dedicada à fabricação de esportivos, e outra para a fabricação do caminhão PUMA 4T Diesel. Tudo corria muito bem para a Puma até que um lote de 200 carros enviados para os Estados Unidos foi devolvido, dando início à derrocada da empresa. Isso aconteceu por que os carros não eram modelos que haviam sido homologados em relação à segurança. Em 1980 a fábrica parou de recolher impostos e obrigações trabalhistas, além de não pagar seus mais de 130 fornecedores, numa maré de azar que foi completada por incêndios e inundações. No Brasil foi lançado em 1979, o PUMA GTB Série II - com novo desenho - e, em 1980, o P018, na verdade uma reestilização do GTE, com suspensão dianteira e traseira da Variant II.

Caminhão Puma 4T

Puma GTB S2 1979

Puma P-18 1984

Variant II 1980

O P018 foi desenvolvido pela Puma para aos poucos substituir as versoes GTI, GTC, ele foi projetado no início de 1981 e era o projeto número 18 da Puma, dai seu nome ter ficado como Puma P018, (P, de projeto). No início os veículos seriam montados com suspensão dianteira Mcpherson (igual a da Variant II), Motor 1.7 a ar, comando P2 , dupla carburação Solex 40, suspensão traseira com homocinéticas (iguais a da Kombi), caixa de câmbio com relações mais longas, tanque de combustível central (deixando espaço na frente para estepe e bagagens) e um item diferente até os dias de hoje, as rodas dianteiras possuem aro 14 tala 6 e as traseiras aro 15 tala 7 com um desenho exclusivo, parecido com as rodas da GTB S2 , alguns itens de conforto como Ar Condicionado, Ar quente, vidros elétricos.

Puma GTI 1980 Exportação

Puma GTC 1983

Infelizmente nem todos os veiculos foram montados com todas estas inovações, às vezes por problemas técnicos, às vezes por motivo de custo, pois sua faixa de preço ficava entre a Puma GTC e a GTB. Foram produzidos menos de 50 veículos entre 1981 e 1985, quando em março a fábrica fechou definitivamente em São Paulo. Quando a Araucária Veículos de Curitiba comprou os direitos para produzir os veículos Puma, ela montou algumas P018 com o nome de AM1, e AM2 (conversíivel). Logo a Alfa Metais assumiu a fábrica e montou estes veículos com Chassi Monobloco em Fibra e Motor AP 1.8 traseiro, com algumas modificações no projeto inicial e batizou de AM3 e AM4 respectivamente.

Dois anos depois os modelos tradicionais receberam outros retoques - como novos pára-choques e lanternas, sendo rebatizados de GTC e GTI - e a idéia do Mini-Puma ressurgiu, desta vez sob a forma do Daihatsu Cuore, que seria fabricado aqui sob licença. Só que de novo o projeto foi engavetado, devido ao enorme acúmulo de dívidas.

Daihatsu Cuore 1990

Em 1984 a produção caiu para 100 carros/ano e, em dezembro, a Puma pediu concordata. Quando todos pensavam que haviam sido encerradas suas atividades, a Araucária Veículos, do Paraná, voltou a produzir os modelos da marca. A Araucária não conseguiu acabar com os problemas da Puma, pelo contrário, e a marca foi vendida para a Alfa-Metais, também do Paraná, que relançou o GTB como AMV e os modelos pequenos como AM3 e AM4 com motor VW "a água" . A primeira iniciativa da Alfa-Metais foi "limpar" o nome PUMA com seus fornecedores, inclusive a Volkswagen, que tinha a empresa em sua lista negra, devido ao não pagamento de um lote de motores. Assim o Puma produziu mais 36 unidades do AMV até meados de 1989, e com a chegada dos importados, em 1991, a produção dos esportivos foi mais uma vez interrompida.

Puma AMV 1989

Fonte: http://www.clubedopuma.com.br/novo/historia?showall=1

Divulgue esse artigo





Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo