A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: terça-feira, 12 de outubro de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

O Remo no Botafogo


Todo mundo sabe que aqui no Aqipossa damos atenção aos site e blogs de times que dão importância ao passado dos clubes. O Mundo Botafogo é um deles. E dando uma passada pelo blog do Rui, vamos ver:

O barco a remo foi utilizado desde que o homem começou a locomover-se sobre a água e houve notícia de competições esporádicas antes do século XIX, mas o remo consagrou-se no ambiente universitário de Cambridge e Oxford com a realização da tradicional regata no rio Tamisa.

No Brasil, a origem das regatas remonta ao ano de 1566, quando o português Francisco Velho resistiu na sua canoa a uma emboscada de franceses e tamoios e permitiu que Estácio de Sá saísse vitorioso. No ano seguinte, e todos os anos em Janeiro, passou a efetuar-se a Festa das Canoas.

No final do século XIX e início do século XX o remo tornou-se o desporto mais popular do Rio de Janeiro. Todos os Domingos, a Praia das Virtudes – onde atualmente se situa o Aeroporto Santos Dumont – ficava apinhada de gente interessada em acompanhar a corrida dos barcos pela Baía de Guanabara. Durante muito tempo, quando o carioca queria dizer que o Domingo amanhecera bonito e ensolarado, dizia: - "Hoje está um Domingo de regatas".

Oficialmente, somente em 5 de Junho de 1898 foi realizada a primeira regata no Rio de Janeiro. As principais regatas realizavam-se nas águas fronteiras da Praia de Botafogo, com uma assistência enorme. Na Lagoa Rodrigo de Freitas já houve regatas em que o público foi estimado em 50.000 pessoas.

O remo foi, desde a fundação do Club de Regatas Botafogo, uma modalidade especialmente querida dentro do clube, a par do futebol iniciado pelo Botafogo Football Club. As primeiras regatas conquistadas pelo Botafogo, ainda Grupo de Regatas e Club de Regatas, foram as seguintes:

• Regata em benefício das Famílias dos Náufragos do Encouraçado Solimões em 1892: 1º lugar “Grupo de Regatas Botafogo”
• Regatas em Niterói a 15 de Dezembro de 1895: 1º lugar – “Etincelle”, baleeira a seis remos
• Regatas em Paquetá a 15 de Novembro de 1896: 1º lugar “Diva”, canoa a quatro remos
• Regata Comemorativa do IV Centenário do Descobrimento do Brasil em 1900: 1 lugar “Club de Regatas Botafogo”

O primeiro título estadual foi conquistado em 1899, sagrando-se Campeão Estadual de Remo da Cidade do Rio de Janeiro o Club de Regatas Botafogo, o que faz do Botafogo o único clube brasileiro campeão em três séculos (XIX–XX–XXI).

A equipe vencedora foi composta por: Paulo Ernesto Azevedo (patrão), Armando Leite Bastos (voga), Francisco de Rego Macedo (sota-voga), Antônio Mendes de Oliveira Castro Filho (sota-proa) e Carlos de Souza Freire (proa).

Confira em:
http://mundobotafogo.blogspot.com/2008/03/remo-botafogo-pioneiro-nas-regatas.html

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo