A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

Seu dinheiro de volta


O “Jogos para Sempre” tem sempre trazido até você, leitor, jogos magníficos. Mas uma parcela, muito reclamona, chorona, e até patética, eu diria, andou reclamando que o AQIP® estaria perseguindo o time do Urubu, o time da Globo, o chamado Flamengo. Para acabar com essa falsa impressão, o tema de hoje é lá de São Paulo. Um jogo da Portuguesa de Desportos, a Lusa Paulista. Assim, nenhum carioca poderá falar nada. É um jogo em que a Lusa abriu o marcador, levou a virada, mas virou novamente deixando a torcida adversária pasma, pois o jogo foi na casa do inimigo.

Assim sendo, acompanhem agora o “jogos para Sempre”. Um pequeno detalhe: o homenageado de hoje é a Portuguesa, não dêem atenção para o adversário dela. Ele é apenas coadjuvante...

C.R. Flamengo 2 x 3 Portuguesa de Desportos (SP) - Campeonato Brasileiro
13/09/1998 - Estadio Maracanã - Rio de Janeiro - Público: 52.340 pagantes e não pagantes ao mesmo tempo.

Em 1998, teve um clube que passou por uma vergonha. Em busca do apoio da torcida, a diretoria do Flamengo fez promoção de ingressos para o jogo contra a Portuguesa, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. As entradas custaram R$ 3,00 e os dirigentes prometeram devolver o dinheiro do ingresso caso o Rubro-Negro não vencesse a partida. Resultado: a Lusa venceu por 3 a 2 e a diretoria do Flamengo teve que devolver o dinheiro.

A Portuguesa passava por um bom momento e, mesmo com alguns tropeços, fazia um bom papel naquela primeira fase do Brasileirão. Já o Flamengo vivia situação oposta, figurando nas últimas posições da tabela e flertando com o fantasma do rebaixamento. Foi nesse cenário que a Lusa embarcou para o Rio, onde enfrentaria, no dia 13 de setembro, o Mengo no Maracanã.

Alguns dias antes do jogo, a diretoria do Flamengo resolveu criar uma promoção um tanto inusitada para atrair seus torcedores ao estádio: além de colocar ingressos com preços populares, prometeu devolver o dinheiro dos bilhetes caso a equipe perdesse. A iniciativa surtiu efeito e mais de 50 mil pagantes compareceram ao Maracanã. Só que logo aos 9 minutos de jogo, Evair abriu o placar e começou a frustrar os planos rubro-negros.

O Flamengo então foi para cima e empatou aos 37 do primeiro tempo, através do artilheiro Romário. Na volta para a etapa final, o time carioca logo conseguiu a virada aos 3 minutos, com gol de Marcos Assunção, que incendiou a torcida. Porém, a expulsão do lateral Pimentel alguns minutos depois desestruturou o time, e a Portuguesa aproveitou para pressionar e marcar duas vezes pelos pés do meia Alexandre, aos 18 e 21 minutos. A virada, desta vez rubro-verde, enervou ainda mais os jogadores adversários e culminou com a expulsão do ídolo luso Rodrigo Fabri, que na época atuava pelo rival. Daí em diante, foi só segurar o placar (3 a 2) e assistir aos jogadores e comissão técnica do Flamengo revoltados com a arbitragem.

A vitória lusitana e a corrida dos flamenguistas querendo recuperar o dinheiro dos ingressos tiveram ampla cobertura na mídia na semana seguinte. Inclusive, muitos espertinhos aproveitaram para recolher ingressos do chão no dia do jogo, e assim conseguiram ganhar uns trocados. Esse fato até hoje é lembrado como um dos momentos mais curiosos do futebol brasileiro nos anos 90, além de ter gerado prejuízo moral e financeiro à diretoria rubro-negra – além da devolução de boa parte da renda, tiveram que arcar com os custos de aluguel do estádio, arbitragem, taxas, cota destinada à Portuguesa, etc, etc, etc...

Bons momentos, não acham torcedores? Só aqui no AQIP você fica conhecendo a história linda de seu clube, que não é contada na Globo.

E pro futuro tem mais...

...Jogos Para Sempre.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo