A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: terça-feira, 10 de agosto de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

Mais curiosidades


Só no Mundo Botafogo (http://mundobotafogo.blogspot.com) você pode conhecer o Botafogo dessa forma:

Jairzinho, denominado o “furacão” da Copa de 70, é o quinto artilheiro da história do Botafogo, com 189 gols. Em 1970, no México, o atacante conseguiu, como titular da selecção brasileira na Copa do Mundo, uma façanha até hoje única: é o único jogador a marcar em todos os jogos de um mesmo Mundial. É também o jogador do Botafogo recordista pelo Brasil: actuou 101 vezes e fez 42 gols.

O Botafogo viu o aficionado cantor Agnaldo Timóteo invadir o campo e interromper uma partida para ensinar um “pereba” a bater penalty em 1984.

O Botafogo foi campeão da Taça Guanabara de 1997 com 100% de aproveitamento – 12 vitórias em 12 jogos.

No primeiro jogo da final do campeonato estadual de 1997, o jogador do Vasco Edmundo debochou com o zagueiro Gonçalves, colocando as mãos nos joelhos e dando uma rebolada antes de tentar o drible. No jogo final contra os cruzmaltinos, em que o Botafogo foi campeão, após o último apito do árbitro, o capitão Gonçalves, com quase todos os jogadores, incluindo os reservas, comemorou o campeonato rebolando em frente à torcida do Vasco da Gama.

Os botafoguenses Izzo Rocha e Vilson Santos são os autores do Hino do Penta do Brasil na Copa 2002 e do Hino ao Centenário do Botafogo em 2004.

O Botafogo conquistou o título de campeão no ano do centenário do campeonato carioca de futebol, em 2006, arrecadando a taça centenária comemorativa – o Troféu Luiz Zveiter. Ao 18º minuto de jogo um gol de Dodô arrancou o Botafogo para o seu 18º título… Coincidências na vida do clube… No final, o Botafogo venceu o Madureira por 3x1, com dois gols de Dodô e um de Reinaldo e a equipe jogou com Lopes, Ruy, Rafael Marques, Scheidt e Bill (Júnior César); Thiago Xavier, Diguinho, Joílson (Gláuber) e Zé Roberto; Reinaldo e Dodô.

O Botafogo conquistou o Troféu João Havelange da inauguração do Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’, ao vencer, a 30 de Junho de 2007, o Fluminense por 2x1, com dois gols de Dodô. A equipe jogou com Júlio César, Joílson, Alex, Juninho, Luciano Almeida (R. Silva), Leandro Guerreiro, Túlio (Diguinho), Lúcio Flávio, Ricardinho (André Lima), Zé Roberto e Dodô.

O Botafogo é o clube com maior número de artilheiros na história do Campeonato Estadual no século XX: 27 vezes. Carvalho Leite (36/38/39) e Quarentinha (58/59/60) são os recordistas do clube. Quarentinha é o artilheiro absoluto do Rio-São Paulo com 36 gols.

O Botafogo é o clube com maior seqüência de artilheiros na história do Campeonato Estadual no século XX: 5 vezes. Paulo Valentim (1957, 22 gols), Quarentinha (1958, 20 gols; 1959, 25 gols; 1960, 25 gols) e Amarildo (1961, 18 gols).

O Botafogo foi o clube carioca que disputou mais partidas internacionais de futebol durante o século XX, totalizando próximo de cinco centenas de jogos em 100 cidades espalhadas por todo o mundo.

Rui Moura,

Um grande abraço, amigo.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo