A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: domingo, 22 de agosto de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

Dicionário minerês III



A família:

miafía = minha filha

meutíi = meu tio

meusubrim = meu sobrinho

miamuié = minha esposa

miamiga = minha amante

miavó = minha avó

Tempo:


trudia ou ôtrudia = Outro dia (ex: cumpádi manér teve aqui trudia)

Antônti ou Antchiônti = anteontem

Transantônte = há três dias atrás

Quincantônte = há cinco dias atrás

Ansdiônti = antes de ontem

Séssetembro = sete de setembro

Sêsquivêm = sexta que vem

Quióração = Que horas são?

Quatódatárdi = Quatro horas da tarde

Tá cum jeidichuva = (cansei dessa conversa besta e vou embora)

Quánahora = quase na hora

Górinhamêis = Agora mesmo

Góracêdu = Agora cedo

Tardanoiti = Tarde da Noite

Meiidiimêi = Meio-Dia e Meia

Então veja na prática um mineirim daquêis prosiano:

Trudia, achu qui era antonti ou ansdionti ou era sápassado? Minto. Nu séssetembru passado, lembrei argóra! Bão, quióração? Ta cum jeidichuva, quánahora, dexoí, sêsquivem eu vórto e nóis proseia mais um cadim.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo