A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

Brasileiro de 1974


Em http://sovascodagama.blogspot.com

No dia 1º de agosto de 1974, o Vasco da Gama conquistava o seu primeiro título brasileiro, ao derrotar o Cruzeiro por 2 a 1 (gols de Ademir e Jorginho Carvoeiro), no Maracanã. No início da competição o Vasco não estava entre os favoritos, mas com muita garra e superação do time chegou ao título. O Vasco foi o primeiro clube do Rio a vencer o Campeonato Brasileiro. No Quadrangular final, em um único turno, participaram: Vasco, Cruzeiro, Santos e Internacional. Vasco e Cruzeiro terminaram empatados em pontos. Havia a necessidade de um jogo extra para decidir quem seria o campeão. Pelo regulamento, o jogo extra deveria ser em Minas Gerais (o cruzeiro tinha mais pontos que o Vasco na classificação geral), mas na partida do quadrangular final (Cruzeiro 1 X 1 Vasco), no Mineirão, o campo foi invadido por dirigentes do clube mineiro.

O presidente do Vasco na época, Agathyrno Gomes, entrou na confederação, com um pedido de inversão de mando de campo, obteve êxito e a final pois disputada no Maracanã, com quase 113 mil vascaínos lotando o estádio.No último minuto, um lance polêmico: bola alçada na direita, Nelinho ganhou de Alfinete e cruzou para Zé Carlos completar para as redes. O árbitro Armando Marques, no entanto, marca infração de Nelinho antes de a bola ser cruzada. Os cruzeirenses reclamam do juiz que eles mesmos fizeram questão de que fosse escalado para a partida. O fato é que, para ganhar a bola de Alfinete, Nelinho entrou solando. Essa foi a interpretação do árbitro, tanto que Marques apita a infração no momento em que o lateral mineiro divide com o jogador do Vasco. O desenrolar do lance, com o cruzamento e a cabeçada de Zé Carlos, já se dá com a partida paralisada. Até hoje os cruzeirenses reclamam.Roberto Dinamite literalmente explodiu naquele Brasileirão. Foi o artilheiro do campeonato com 16 gols, dando início à caminhada que o transformaria no maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols, em 326 jogos. "Aquele título foi o início de uma carreira vitoriosa.

O apoio de jogadores mais experientes como Alcir, Moisés, Andrada e Zanata foi fundamental para eu me firmar. Eu era um iniciante e eles me deram muita tranqüilidade para jogar e marcar gols", conta Roberto Dinamite.Depois da conquista, Agathyrno Silva Gomes, teve a idéia de juntar os jogadores campeões para gravar um disco com o segundo hino oficial do Vasco (Meu Pavilhão - Ernani Corrêa / João de Freitas). O disco tinha ainda uma marchinha (Vascão Sensacional - Hilton Gomes). "Após a vitória, não tinha dinheiro para pagar o prêmio. Então, chamei os jogadores para conversar: 'Não tenho como pagar, mas tenho uma idéia. Se vocês apoiarem...'. Eles aceitaram a sugestão e organizaram tudo. Todos eram muito unidos e em duas sessões de gravação o disco ficou pronto", lembra o ex-presidente.Durante as gravações os atletas brincavam muito. "Todos diziam que iam tirar a voz do Zanata do disco, por ele desafinar muito", diverte-se Agathyrno, que não se recorda quantos discos foram vendidos. "Sei que vendemos muitos, mas não lembro exatamente quantos.

Campanha do Vasco

Primeira Fase

09/03 - Vasco 2 x 0 Coritiba (Luís Carlos e Roberto Dinamite)
13/03 - Desportiva 0 x 0 Vasco
17/03 - Flamengo 1 x 1 Vasco (Roberto Dinamite)
20/03 - Remo 1 x 2 Vasco (Gaúcho e Roberto Dinamite)
23/03 - Paysandu 0 x 0 Vasco
30/03 - Vasco 0 x 0 Botafogo

03/04 - Vasco 0 x 0 Bahia
13/04 - Vitória 0 x 0 Vasco
21/04 - Vasco 1 x 2 Fluminense (Luís Carlos)
27/04 - América-RN 2 x 3 Vasco (Roberto Dinamite, 2 e Fred)

04/05 - Itabaiana 0 x 3 Vasco (Luís Carlos, Roberto Dinamite e Zanata)
08/05 - Vasco 1 x 1 Olaria (Roberto Dinamite)
15/05 - Tiradentes 0 x 1 Vasco (Perez)
18/05 - Sampaio Corrêa 2 x 0 Vasco
26/05 - Vasco 0 x 1 América
29/05 - Vasco 1 x 0 Avaí (Roberto Dinamite)

02/06 - Grêmio 1 x 0 Vasco
09/06 - Atlético-PR 1 x 1 Vasco (Jaílson)
13/06 - Vasco 3 x 1 Internacional (Roberto Dinamite, 3)

Segunda Fase

29/06 - Vasco 3 x 0 Operário (Roberto Dinamite, Fred e Marião, contra)

03/07 - Nacional 0 x 0 Vasco
10/07 - Atlético-MG 0 x 2 Vasco (Roberto Dinamite e Jaílson)
14/07 - Vasco 2 x 0 Corinthians (Roberto Dinamite e Jaílson)
18/07 - Vasco 0 x 0 Vitória

Terceira Fase

21/07 - Vasco 2 x 1 Santos (Roberto Dinamite e Luís Carlos)
24/07 - Cruzeiro 1 x 1 Vasco (Alfinete)
28/07 - Vasco 2 x 2 Internacional (Roberto Dinamite e Zanata)

Jogo Decisivo

VASCO DA GAMA (RJ) 2 x 1 CRUZEIRO (MG)
Data: 01/08/1974 - Local: Estádio do Maracanã - Arbitro: Armando Marques
Público: 112.993
Gols: Ademir (Vasco 14/1ºT), Nelinho (Cruzeiro 19/2ºT) e Jorginho Carvoeiro (Vasco 33/2ºT)
VASCO DA GAMA: Andrada, Fidélis, Miguel, Moisés, Alfinete, Alcir, Zanata, Ademir, Jorginho Carvoeiro, Roberto Dinamite e Luís Carlos / Técnico: Mário Travaglini
CRUZEIRO: Vítor, Nelinho, Perfumo, Darci Menezes, Vanderlei, Wilson Piazza, Zé Carlos, Dirceu Lopes, Roberto Batata, Palhinha (Joãozinho) e Eduardo (Baiano)
Técnico: Hílton Chaves

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo