A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: terça-feira, 13 de julho de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

General Severiano


Mundo Botafogo - http://mundobotafogo.blogspot.com/2007/12/sede-de-general-severiano.html

General Severiano é um antigo palacete construído em terreno cedido pela prefeitura para sede do Botafogo, em 1912. O casarão foi inaugurado com baile de gala para a alta sociedade carioca, mantendo-se praticamente o mesmo desde essa época.

O General de Brigada Médico Doutor João Severiano da Fonseca nasceu na velha cidade de Alagoas, atualmente Marechal Deodoro, em homenagem ao irmão, o Proclamador da República e seu Primeiro Presidente. Concluiu o curso de Medicina do Rio de Janeiro e ingressou no Exército Imperial como 2º Cirurgião Tenente. De 1864 a 1870 participou da Campanha do Uruguai e esteve presente em toda a Campanha da Tríplice Aliança. De regresso ao país foi promovido a Capitão e designado para servir no Hospital Militar da Guarnição da Corte. Foi o primeiro médico militar a ser membro efetivo da Academia Imperial de Medicina. A República encontra-o na direção interina do Hospital Militar da Corte. É então professor da Academia de Ciências Físicas e Naturais do recém-instalado Imperial Colégio Militar. Como Coronel exerceu funções de Inspetor do Pessoal do Serviço Sanitário e, em 1890, como General-de-Brigada, assumiu a Inspeção-Geral do Serviço Sanitário, atual Diretoria de Saúde. Tomou assento, em 1890, no Conselho Supremo Militar de Justiça e, no ano seguinte, foi eleito Senador. Faleceu em 1897.

Em General Severiano, onde se encontra a sala de troféus do clube, existia o antigo estádio do clube (Estádio General Severiano). Em 1937 começou a Campanha do Cimento, que consistia num livro de ouro para doações de torcedores. A construção do estádio foi concluída em 1938 e a inauguração foi feita a 28 de Agosto. Na cerimônia de abertura foi desenhado no centro do relvado um mapa do Brasil com terra originada em cada Estado do país. Na inauguração o Botafogo venceu o Fluminense por 3x2 com dois gols de Patesko e um de Perácio. O Botafogo alinhou com Aymoré, Bibi e Nariz; Zezé Moreira, Martin (Del Popolo) e Canali; Théo, Paschoal (Nelson), Carvalho Leite, Perácio e Patesko.

Porém, o estádio foi demolido quando o clube perdeu a posse do terreno na década de 1970. Efetivamente, em 1977, a sede foi vendida para a Companhia Vale do Rio Doce e o Botafogo mudou-se para o Mourisco Pasteur, onde ficou de 1977 a 1992. Entretanto, o futebol foi para Marechal Hermes e foi construído um novo estádio. Após um longo processo de luta, o Botafogo retornou à sede de General Severiano, porquanto o edifício foi desclassificado pelo patrimônio histórico. Não interessando mais à Companhia Vale do Rio Doce, o clube fez uma troca com a empresa: retornou a General Severiano e a Vale do Rio Doce estabeleceu-se no Mourisco Pasteur.

Enquanto General Severiano passava por uma reforma, entre 1992 e 1994, o Botafogo ficou instalado no Mourisco Mar, regressando definitivamente a General Severiano em Maio de 1994, sob o comando do presidente Carlos Augusto Montenegro.

O regresso a casa foi uma espécie de ‘fim do exílio’, de uma luta de duas décadas. Foi o reencontro com a pátria alvinegra e, nesse dia, o Rio de Janeiro parou para dar lugar a bandeiras, camisas, faixas, balões, gritos, lágrimas e sorrisos.

Atualmente a sede concentra a diretoria do Botafogo e toda a parte administrativa do clube, bem como dependências sociais, tais como piscina, quadras de voleibol e basquetebol, ginásio e escolinhas de desporto.

Na sede encontra-se, ainda, o Centro de Treino João Saldanha, inaugurado no centenário do clube de futebol (BFC), no qual os atletas dispõem de importantes estruturas, tais como a sala de fisioterapia, a sala de musculação, as piscinas para fisioterapia, o campo de treino e os alojamentos para os jogadores e a comissão técnica durante as concentrações.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo