A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: segunda-feira, 26 de julho de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

É Bi!!!


Desta vez, o AQIPOSSA não vai trazer apenas um jogo no “jogos para sempre”. Serão dois. É o BI da vergonha...

Baseado em texto de Rui Moura:

Em Setembro de 1968, mais precisamente no dia 8, Flamengo e Botafogo jogaram pela penúltima rodada da Taça Guanabara. Se o Botafogo vencesse conquistaria o título. Mas o empate de 0x0 persistiu até ao final do encontro, mantendo os dois rivais empatados e bastando ao Flamengo mais um empate contra o Bonsucesso no último jogo para obter a desejada Taça.

Com o empate, ambas as equipes ficaram com 9 pontos e o Flamengo com um jogo a menos, precisando apenas empatar com o lanterna Bonsucesso. Ao terminar o jogo, a tradicional arrogância flamenguista fez os jogadores lançarem as camisas para a arquibancada, realizarem a volta olímpica dos vencedores e desdobrarem-se em entrevistas de arrogância pura. No dia seguinte, o Jornal dos Sports, sempre ao lado do Urubu, questionava sobre a “selefogo”: “Cadê a Selefogo?

Mas no dia 11 de Setembro, enquanto os botafoguenses seguiram para Goiânia, onde jogaram e venceram por 2x1 o Goiânia em amistoso, o Flamengo, 1º classificado, foi batido pelo Bonsucesso, último classificado, por um inapelável 2x0. Impunha-se a decisão entre Botafogo e Flamengo para decidir o título.

FICHA TÉCNICA
Bonsucesso 2x0 Flamengo
Gols: Gonçalves (2)
Competição: Taça Guanabara
Data: 11.09.1968
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
Renda: NCR$ 115.470,00
Público: 47.821
Árbitro: Armando Marques
Bonsucesso: Ubirajara, Luís Carlos, Jurandir, Paulo Lumumba e Albérico; Fifi (Moisés), Didinho e Gibira; Gilbert (Jair Pereira), Gonçalves e Morais. (Gonçalves). Técnico: Velha.
Flamengo: Marco Aurélio, Murilo, Onça, Guilherme, Paulo Henrique, Liminha, Rodrigues Neto, Carlinhos, Luís Claudio (Zezinho), Silva e Fio.

Então, no dia 18 de setembro de 1968, no Maracanã, defrontaram-se Botafogo e Flamengo na disputa da Taça Guanabara. O Flamengo iniciou o jogo na retranca, mas foi o Botafogo que inaugurou o marcador logo aos 9 minutos da 1ª parte. Paulo Cézar ultrapassou Murillo na corrida, centrou para a marca dos onze metros e Gérson, na corrida fuzilou de frente para o gol num chute rasteiro no canto esquerdo de Ubirajara. Botafogo.1x0.

Porém, na 2ª parte, o mesmo Gérson desperdiça uma grande penalidade sofrida por Jairzinho, derrubado por Ubirajara, chutando a bola no meio da baliza. O Flamengo cresceu com esse momento e empatou aos 16 minutos através de Dionísio. Mas Gérson mantinha-se em grande forma. Logo aos 20 minutos Gérson empurra a bola para Jairzinho pela esquerda, ele gira sobre dois adversários, lança Zequinha em profundidade que, sem marcação, fuzila o ângulo direito de Ubirajara: Botafogo 2x1.

Nove minutos após, Jairzinho faz uma nova incursão pela ponta esquerda, entra na ártea e é derrubado novamente por Ubirajara. Mas desta vez Gérson não titubeou: Botafogo 3x1.

Finalmente, aos 36 minutos, Paulo Cézar avança e, à entrada da área, passa a bola a Roberto que, no centro da grande área, chuta e estabelece a goleada final num Flamengo absolutamente atarantado: Botafogo 4x1.

E fez-se a verdadeira volta olímpica dos vencedores: a Selefogo, claro!

FICHA TÉCNICA
Botafogo 4x1 Flamengo
Gols: Gérson (1ºT), Zequinha, Gérson e Roberto (2ºT) (Botafogo); Dionísio (2ºT) (Flamengo)
Competição: Taça Guanabara
Data: 18.09.1968
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
Público: 94.535 pessoas
Árbitro: Armando Marques
Botafogo: Cao (Wendell), Moreira, Zé Carlos, Leônidas (Dimas) e Waltencir; Carlos Roberto e Gérson; Zequinha, Roberto, Jairzinho e Paulo Cézar. Técnico: Zagallo.
Flamengo: Ubirajara Alcântara, Murilo, Onça (Jorge Andrade), Guilherme e Paulo Henrique; Nelsinho (Dionísio), Carlinhos, Liminha e Rodrigues Neto; Silva Batuta e Fio Maravilha. Técnico: Válter Miraglia.


Assim, você matou a saudade em mais um...

...JOGOS PARA SEMPRE.

Só aqui, você pode acompanhar os "melhores" momentos da urubuzada sem ter a carteira batida.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo