A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quarta-feira, 9 de junho de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

Mais curiosidades


“O Botafogo não se trata de uma paixão, mas de uma senha para a cidadania"
Vinícius de Moraes

Um craque honesto. Nilo, o fabuloso goleador botafoguense dos anos 30, durante um jogo contra o Flamengo, em Agosto de 1928, no campo do Payssandu, cruzou da extrema na cabeça de Juca que nem teve tempo de comemorar o gol, porque o autor do passe comunicou ao árbitro que a bola saíra antes pela linha de fundo.

Carlito Rocha, que viria a ser Presidente do Botafogo e o seu mais supersticioso torcedor, estava doente no dia do jogo. Então, pincelou o peito com iodo, tragou um cálice de vinho do Porto, fez o sinal da cruz e entrou em campo gripado e com 40º de febre, além da existência pública da gripe espanhola que obrigou à suspensão do próprio campeonato carioca. Debaixo de uma tempestade monumental, Carlito quase morreu de pneumonia, mas defendeu as cores da sua paixão.

O Botafogo detém a maior goleada do futebol carioca em clássicos, fazendo coincidir o maior número de gols marcados e a maior diferença de gols, ao bater por 9x2 o Flamengo no campeonato carioca de 1927.

O Botafogo adotou as quatro estrelas no seu escudo após sagrar-se o único tetracampeão de futebol do Rio de Janeiro entre 1932 e 1935. É também o único clube do Rio de Janeiro a ganhar 5 títulos numa década (1930 e 1932 a 1935).

O Botafogo inaugurou em 1938 o campo de General Severiano, considerado o mais lindo da época, com representantes estaduais colocando no campo um pouco de terra de todos os Estados do Brasil.

O goleiro Vítor, cujas atuações prodigiosas o levaram à seleção brasileira, ficou 15 rodadas do campeonato carioca de 1932 sem levar mais do que um gol por partida, o que lhe valeu o epíteto de “nada além de um”.

Flávio Ramos, contemporâneo de Mimi Sodré e cuja família é dona da carteira nº 1 do Botafogo, assistia nos anos 30 a um desafio entre o Botafogo e o América quando o atacante alvinegro Álvaro fez uma falta violentíssima num jogador do América. Flávio levantou-se da arquibancada e gritou para o juiz o expulsar. Álvaro não gostou, baixou as calças em protesto e Flávio entrou em campo e deu-lhe uma tremenda bofetada.

O Botafogo é o clube que, além de possuir a melhor média de gols em 1910, detém o recorde de golos em Campeonatos Estaduais: fez 91 gols em 1940.

O Botafogo é um dos poucos clubes do mundo que inclui no seu hino o verbo perder – “não podes perder, perder p’ra ninguém” – e que não possui as suas iniciais nem no escudo nem na bandeira, predominando assim a Estrela Solitária desde 1942.

O Botafogo teve nove jogadores selecionados para o Campeonato Sul-americano de 1949, vencido pelo Brasil.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo