A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quarta-feira, 26 de maio de 2010
Postado por Aqipossa Informativo


O Carioca de 1907

No campeonato carioca de 1907 o Fluminense apresentou-se com novo uniforme (camisa branca com faixa diagonal nas cores encarnado, branca e verde). A Liga Metropolitana de Football (LMF) passou a ter outro nome a partir do dia 18 de fevereiro do mesmo ano: Liga Metropolitana de Sports Atléticos (LMSA). O Fluminense apresentou-se neste certame com pequenas alterações no time campeão de 1906. O campeonato deste ano ficou sub judice por exatos 89 anos e só foi decidido quem seria o campeão, no ano de 1996, como explicaremos abaixo.

A Paralisação do Campeonato - Quem seria o Campeão?


No dia 14 de julho de 1907, o Fluminense, no campo das Laranjeiras (na Rua Guanabara - atual Pinheiro Machado), deveria jogar contra a Associação Atlética Internacional. A partida não foi realizada, pois a equipe, adversária de nosso tricolor, encontrava-se suspensa pela LMSA. O Fluminense ganhou os pontos do confronto, sem que fosse computado qualquer gol a favor de nosso clube.

Em 19 de setembro de 1907, o Botafogo também deveria enfrentar a equipe do Internacional, que era no momento a última colocada do campeonato. O Botafogo teria como objetivo principal alcançar o maior número de gols possíveis, pois o campeonato poderia ser decidido no saldo de gols. O adversário - A. A. Internacional -, sem qualquer motivo que se tenha conhecimento, também não compareceu a este jogo. Da mesma forma que o F.F.C., o time alvinegro ganhou os pontos da partida sem que lhe fosse computado qualquer gol a favor.

Em 27 de outubro do mesmo ano, o tricolor enfrentou e venceu o Paysandu nas Laranjeiras pelo placar de 2 x 0 e, com este resultado igualou-se ao Botafogo na liderança do campeonato. Os 2 clubes ficaram com 10 pontos ganhos e 2 perdidos em 6 jogos disputados cada, sendo que o tricolor possuía saldo de 10 gols e o Botafogo de 5. Devido ao impasse criado, o alvinegro propôs a LMSA um jogo extra entre as duas equipes para que o campeão fosse conhecido. O Fluminense, alegando que o regulamento previa que em caso de empate entre duas agremiações a decisão seria pelo saldo de gols, negou-se a realizar a partida extra.

Discussões e argumentos surgiram das duas partes sem que a Liga pudesse encontrar uma solução para o impasse. A enorme crise gerada, provocou a dissolução da Liga no dia 28 de outubro de 1907 e, a extinção da A. A. Internacional. Quem deveria ser declarado o campeão, não ficou decidido.

Já em 1989, a Federação Carioca de Futebol declarou o Botafogo Campeão, aceitando as alegações desse clube de que não havia um regulamento, mas sim, um estatuto que não fazia referência a decisão do título por saldo de gols. Posteriormente o tricolor recorreu e foi proclamado Campeão. As reclamações e interposição de recursos, via tapetão, prosseguiram em 1991 e 1995, mas em junho de 1996, Eduardo Vianna, presidente da F.C.F. à época, em decisão administrativa, declarou os dois clubes Campeões. Imediatamente, os clubes não satisfeitos com a decisão recorreram ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Futebol que quase 100 anos após, em 1996, finalmente decidiu declarar o Fluminense e o alvinegro, campeões cariocas de 1907.

O campeonato na época

O Bangu e o Rio Cricket, brigados na época com a Liga, não participaram do torneio, e o Riachuelo com um time deficitário foi impedido pela entidade de participar do campeonato. Todos os jogos do campeonato foram realizados no campo da Rua Guanabara (Fluminense), pois, Paysandu e Internacional não possuíam campo e, o Botafogo, ainda aguardava a conclusão das obras em seu gramado, na Rua Voluntários da Pátria.

Os Jogos

Fluminense 5 x 0 A. A. Internacional
Fluminense 3 x 0 Botafogo
Botafogo 5 x 3 Paysandu
Fluminense 3 x 1 Paysandu
Botafogo 2 x 0 A. A. Internacional
Fluminense x A. A. Internacional - WO a favor do tricolor
Botafogo 3 x 0 Paysandu
Fluminense 2 x 4 Botafogo
Botafogo x A. A. Internacional - WO a favor do Botafogo
Fluminense 2 x 0 Paysandu


















Foto do time Campeão Carioca de 1907, tirada no dia 27/10/1907, último jogo do Flu no Campeonato Carioca: 2x0 no Paysandu. Podemos identificar na ordem: Victor Etchegaray, Waterman e Salmond; Leal, Borgerth e Gulden; Martins, Simonsen, Edwin Cox, Emilio Etchegaray e Frias. As camisas eram compradas brancas e as faixas tricolores costuradas posteriormente, observa-se a faixa invertida na camisa de Edwin Cox.

Resumo:

Clubes participantes: 4
Campanha: 5 jogos, 4 vitórias e 1 derrota, 15 gols a favor e 5 contra.
Artilheiro do Campeonato: Flávio Ramos (Botafogo) com 6 gols
Artilheiro do Fluminense: Edwin Cox com 4 gols
Presidente do Fluminense: Francis Walter

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo