A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quarta-feira, 26 de maio de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

Curiosidades



CLUBE MAIS ANTIGO. O Botafogo é o mais antigo clube multi-desportivo do Brasil, cuja fundação remonta ao surgimento do Clube de Regatas Botafogo a 1 de Julho de 1894 (originário do Grupo de Regatas Botafogo fundado em 1891).

CAMPEÃO NOS SÉCULOS XIX, XX, XXI
. Conquistando o seu primeiro campeonato estadual masculino de remo ainda no século XIX, em 1899, numa baleeira a quatro remos que percorreu uma distância de 1.600 metros, o Club de Regatas Botafogo abriu caminho a que o Botafogo de Futebol e Regatas do século XXI fosse o único campeão em três séculos.

1º CAMPEÃO BRASILEIRO. O Club de Regatas Botafogo foi o primeiro campeão brasileiro em qualquer modalidade desportiva ao conquistar, em 1902, o campeonato brasileiro de remo, disputado em canoa, na distância de 1.000 metros, vencido pelo atleta António Mendes de Oliveira Castro Filho no lendário barco botafoguense ‘Diva’ que venceu as 22 regatas que disputou.

CLÁSSICO VOVÔ
. O Botafogo e o Fluminense disputam o clássico mais antigo do futebol carioca, o ‘clássico vovô’, inaugurado num amistoso em 1905 e, oficialmente, em 1906. O clássico entre Botafogo e Fluminense também é o mais antigo clássico de futebol do Brasil e provavelmente o mais antigo do continente americano devido à contestação do Nacional de Montevidéu à data oficial de fundação do Penãrol.

TAÇA MAIS ANTIGA DO FUTEBOL CARIOCA. O Botafogo conquistou o primeiro título carioca oficial de futebol ao vencer o campeonato de segundos quadros e conquistar a Taça Caxambu em 1906, a mais antiga do futebol carioca. A campanha: 2x5 Fluminense, 1x0 Bangu, 6x1 Rio Cricket, 1x0 Football & Athletic, 2x1 Bangu, Football & Athletic [vitória por WO], 3x1 Fluminense, 3x0 Rio Cricket. Equipa base: Fairbairn; Adhemaro e Antônio; Paulino, Ricardo e Zingo; Júlio, Henrique, Rolando De Lamare, Arthur César e Emmanuel Sodré.

A MAIOR GOLEADA DO BRASIL. O Botafogo registra a maior goleada do futebol brasileiro no dia 30 de Maio de 1909, em jogo realizado no campo alvinegro da Voluntários da Pátria, vencendo o Mangueira por 24x0 [Equipa e Gols: Coggin; Raul (1) e Dinorah (1); Rolando, Lulu (2) e Pullen; Henrique (1), Flávio (7), Monk (2), Gilbert Hime (9) e Emanuel (1)].Gilbert Hime detém o recorde de golos num jogo oficial até 1975.

GLORIOSO. O Botafogo passou a ser designado por 'O Glorioso' após ser campeão de futebol do Rio de Janeiro em 1910 com goleadas sucessivas.

MAIOR MÉDIA DE GOLS. O Botafogo é o clube com a maior média de gols marcados em um campeonato carioca: 6,6 gols marcados por jogo em 1910, sagrando-se campeão.

CARTOLA. A expressão ‘cartola’ entrou no mundo futebolístico através do Botafogo. Em 1917, na ânsia de receber à inglesa a equipa uruguaia do Dublin, os dirigentes botafoguenses apresentaram-se em General Severiano vestidos ao estilo dos políticos da República Velha, de fraque e cartola. A imprensa desportiva não perdoou a situação e alcunhou-os de 'cartolas'.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo