A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quarta-feira, 28 de abril de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

O Craque: Russinho


O Aqipossa está cansado de ficar mostrando aquilo que você já sabe. Por isso, a partir de hoje mostraremos também aquilo que se você não sabe, passará a saber. E se já sabe, irá relembrar. Conheça o Clube do seu coração. Todas as informações aqui contidas foram encontradas na Internet.

Russinho (http://sovascodagama.blogspot.com/2008/05/incio-de-carreira-ademir-iniciou-sua.html)

No dia 26 de Abril de 1931, num Domingo, Vasco da Gama e Flamengo se enfrentaram em São Januário num jogo de muitos gols onde o Vasco arrasou o seu rival pelo elástico escore de 7 tentos a 0. Nesse ano, o América F.C. foi o campeão.

“O team rubro-negro, este anno, é um dos mais fracos que estão disputando o campeonato, ao passo que o conjunto da Cruz de Malta é o mais sério concurrente ao título de campeão. Essa desproporção reflecte bem a superioridade com que se conduzíramos vascaínos,senhores do terreno do princípio ao fim da partida”.

Foi o Jornal do Brasil que melhor conseguiu resumir esta partida que entrou para a história como a maior goleada no confronto entre os dois times.

Principais artilheiros do campeonato:

Russinho (VASCO)------------------------17 gols
Ladislau (BANGU)-------------------------14 gols
Gradim (BONSUCESSO)----------------14 gols
Carvalho Leite (BOTAFOGO)------------13 gols
Leônidas da Silva (BONSUCESSO)---12 gols
Jarbas (CARIOCA)--------------------------12 gols

O Jogo

VASCO DA GAMA 7 X 0 FLAMENGO

Campeonato Carioca de 1931 (1º Turno)
Data: 26/04/1931
Local: São Januário
Juiz: Leandro Carnaval
Gols: Russinho, 5/1ºT, Mário Mattos, 27/1ºT, Russinho, 30/1ºT, Mário Mattos, 34/1ºT, Santana, 4/2ºT, Russinho,14 e 20,2/ºT
Expulsões: Fausto e Penha aos 37 minutos do 1º tempo

Obs: Naquela época os jogadores expulsos eram substituídos.

VASCO DA GAMA: Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto (Nesi) e Mola; Baiano, Oitenta e Quatro, Russinho, Mário Mattos e Sant´Anna Técnico: Harry Welfare
FLAMENGO: Floriano, Léo e Hélcio; Flávio, Penha (Fonseca) e Darci; Adelino, Viventino, Elói (Nélson), Álvaro e Cássio Técnico: Charles Williams.

O Craque: Russinho

Moacyr Siqueira de Queiroz, o Russinho, nasceu no Rio de Janeiro em 12 de Dezembro de 1902 e faleceu em 14 de Agosto de 1992. Foi o primeiro de uma saga de grandes goleadores que surgiram ou passaram pelo Vasco da Gama. De alta estatura, porém franzino, era muito veloz e bastante habilidoso.

Era um goleador capaz de lances enfeitados por dribles e toques de bola refinados. Começou no Andarahy(RJ) em 1922 fazendo muito sucesso. Depois de ficar parado um longo tempo devido a uma contusão, transferiu-se para o Vasco da Gama e foi logo campeão Carioca em 1924, sendo o artilheiro do time com 12 gols. Continuou fazendo muitos gols e em 1929 era o grande destaque do primeiro grande time formado pelo Vasco.

No meio de excelentes jogadores desse time, manteve sempre seu poderio ofensivo. Russinho atingiu grande popularidade nessa época e foi eleito o melhor jogador do Rio num concurso promovido por uma marca de cigarros.

Foi artilheiro do campeonato carioca em 1929 e 1931 e titular da seleção brasileira que disputou a primeira Copa do Mundo em 1930.

Mais tarde, depois de problemas com a diretoria vascaína, mudou-se para o Botafogo onde continuou mostrando o seu belo futebol e sendo campeão Carioca em 1935, tendo como companheiro de ataque o não menos eficiente Leônidas da Silva. Participou da Copa do Mundo de 1930 no Uruguai no jogo Brasil 4 x 0 Bolívia, quando marcou 1 gol.

Clubes em que jogou:

Andarahy (RJ) (1922 a 1923);
Vasco da Gama (RJ) (1924 a 1934);
Botafogo (RJ) (1935 a 1938).

Artilheiro do Campeonato Carioca de 1929 com 23 gols e de 1931 com 17 gols.

4º maior artilheiro do Vasco da Gama com 226 gols.

Reveja essa e conheça outras histórias e fatos do Gigante da Colina aqui no Aqipossa ou no http://sovascodagama.blogspot.com

Vejam também:

http://www.supervasco.com/
http://www.netvasco.com.br/

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo